04 Passos para evitar a principal causa de lesões no trabalho e em casa!

Levantar objetos pesados ​​é uma das principais causas de lesões no local de trabalho e no ambiente de casa, você sabia? O excesso de esforço e o trauma cumulativo são os maiores fatores dessas lesões. E a flexão, seguida de torção de tronco, são os movimentos mais citados como causas de lesões.


Fonte: www.istockphoto.com

Quando os trabalhadores usam práticas inteligentes de levantamento de cargas, eles estão menos propensos a sofrer lesões de punho, cotovelo, lesões na coluna vertebral e outras causadas pelo levantamento de objetos pesados.


Evidências científicas mostram que intervenções ergonômicas eficazes podem diminuir as demandas físicas das tarefas de trabalho do manuseio de cargas, diminuindo a incidência e a gravidade das lesões musculoesqueléticas que elas podem causar.



1. Posturas inadequadas e fatores ambientais:

  • A Flexão de tronco durante o levantamento de cargas pode causar vários problemas no corpo. Ele adiciona o peso da parte superior do corpo ao peso do objeto que está sendo levantado. Inclinar ou projetar o corpo para alcançar a carga permite que a alavanca aumente significativamente a carga efetiva nas costas, causando estresse na parte inferior da coluna e fadiga muscular.

  • Carregar cargas em um ombro, debaixo de um braço ou em uma mão cria uma pressão desigual na coluna vertebral.

  • Pegas inadequadas, como caixas sem puxadores ou cargas com formatos não convencionais dificultam a elevação.

Dica: Esteja ciente das temperaturas extremas que podem afetar a elevação e o manuseio de materiais. A baixa visibilidade ou pouca iluminação aumentam as chances de acidente de trabalho.


2. Levantamento de cargas com repetição e longa duração

  • Manter os objetos por longos períodos, mesmo que as cargas sejam leves, aumenta o risco de lesões nas costas e nos ombros.

  • Exercer repetidamente uma tarefa pode fadigar os músculos.


Mas afinal, como levantar objetos com segurança?

Todo mundo levanta, segura, carrega, empurra e puxa diariamente, seja durante atividades de lazer ou como parte da jornada de trabalho. O levantamento seguro é um aspecto crítico das atividades diárias e deve ser o foco de qualquer manuseio manual de materiais.

Por isso, vou te deixar 04 passos importantíssimos, que seguidos, certamente evitarão dores, desconfortos e até mesmo lesões! Então fique atento, aprenda e treine!


Fonte: www.researchgate.net


1. Preparação: antes de levantar ou transportar, planeje o movimento do início ao fim. Quão pesada é a carga? Devo usar meios mecânicos ou outra pessoa para me ajudar? É possível dividir a carga em partes menores? Para onde vou com a carga? Existem apoios de mão adequados nela?

2. Elevação: aproxime-se o máximo possível da carga. Tente manter os cotovelos e os braços próximos ao corpo. Mantenha o tronco reto durante o levantamento, dobrando os joelhos, mantendo a carga próxima e centralizada à sua frente. Consiga um bom apoio para as mãos. Faça um movimento suave ao levantar, se a carga for muito pesada para permitir isso, encontre alguém para ajudá-lo.

3. Transporte: não faça torção na coluna, em vez disso, mova os pés para girar o corpo. Seus ombros, quadris, joelhos e pés devem ficar voltados para a mesma direção. Mantenha a carga o mais próximo possível do seu corpo, com os cotovelos próximos. Se você se sentir cansado, solte a carga e descanse por alguns minutos.

4. Descarregando a carga: solte a carga da mesma maneira que você a pegou, mas na ordem inversa. Dobre os joelhos, mantenha a cabeça alinhada e não faça torção de tronco. Aguarde até que a carga esteja segura para liberar o seu punho.


Já ouvi muito que sabem que "isso é o certo, mas que ninguém faz assim", ou que não conseguem mudar porque fazem errado há muito tempo!


Mas observe uma criança menor de 2 anos! Ela faz da forma correta! Nosso corpo foi feito para fazer de forma segura, nossos comportamentos que influenciam as crianças e mudam isso com o tempo!

Então você já mudou um dia, pode mudar de novo! Basta querer, se preparar e treinar!


Um corpo forte e alinhado ajuda muuuito também nessa mudança, porque facilita a nova forma de pensar e se mover! Então, você pode procurar uma atividade física, talvez o Pilates, que é uma ótima opção para fortalecimento, melhora de postura e prevenção de lesões de uma forma geral!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário, sua sugestão! Ficarei feliz com sua participação!




Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

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