05 Dicas para evitar dores e lesões por dirigir

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O número de carros não para de crescer no país e no mundo, e com isso, o número de motoristas acompanha esse crescimento. Dirigir é uma necessidade, seja para realizar tarefas do dia a dia, para o trabalho ou para quem exerce essa profissão.


Mas você sabia que os motoristas podem desenvolver distúrbios osteo musculares em consequência da postura incorreta na hora de dirigir?

Devido à maneira como as lesões podem ser causadas dentro de um veículo, não são apenas os motoristas de alta quilometragem que estão em risco. Quem dirige regularmente corre o risco de sofrer desconfortos e até mesmo adquirir algum problema de saúde relacionado à postura adotada para dirigir.


Fonte: www.claudia.abril.com.br

Existe uma série de recomendações que se aplicam principalmente para que pessoas que trabalham como motoristas, ou seja, passam grande parte do seu tempo dirigindo. Contudo, estas recomendações também se aplicam àqueles motoristas do dia a dia, que utilizam veículos para realizar tarefas corriqueiras como ir ao trabalho, buscar filhos na escola, dentre outras.


Recomendações:


· Proteja seu pescoço: posicione o apoio de cabeça de forma que fique com a cervical alinhada e confortável.

· Posicione o volante: ajuste o volante para que você possa descansar os punhos sem ter que estender demais os braços. Verifique se ele não está posicionado muito perto das pernas e joelhos, pois existe o risco de obstruir o movimento ao operar os pedais.

· Ajude sua visão: posicione a vista traseira e os espelhos laterais para que você possa usá-los sem forçar o pescoço ou torcer o corpo.

· Posição de condução: descanse os cotovelos perto do corpo, com os ombros relaxados. Ajuste a altura e a distância do banco e encosto conforme sua necessidade. Pense na sua postura enquanto dirige. Relaxe os músculos e mantenha a cabeça ereta. Qualquer posição, até boa, pode se tornar desconfortável após um longo período; portanto, faça pequenas pausas e relaxe.

· Carga e Descarga: tenha cuidado ao carregar / descarregar o veículo. Dedique alguns minutos para descansar antes de tentar levantar ou transportar algo para dentro do veículo e vice-versa. Dobre os joelhos e não o tronco. Evite torcer seu corpo. Não se sobrecarregue, faça várias viagens, se necessário. Transporte itens perto do seu corpo. Peça a alguém para ajudar com itens pesados.

Outra coisa importante no caso dos homens é retirarem às carteiras do bolso traseiro. Na posição sentado ela pode gerar desvios posturais que podem desencadear desconfortos na coluna.


Fonte: www.afixgraf.com.br


Nunca use o celular enquanto estiver dirigindo. Além de ser proibido e muito perigoso, colocar um telefone celular entre a orelha e o ombro faz com que você mantenha o ombro e o pescoço em uma posição totalmente inadequada. Podendo causar lesões no futuro.







E aí, sabendo dessas dicas, como você avalia sua conduta postural perante essa atividade de rotina?


Lembre-se que tudo que vem fazendo em relação ao cuidado com seu corpo, é sentido hoje e será sentido ainda mais amanhã.


Além da consciência postural, fortalecer seu corpo é fundamental para o manter saudável e ativo, de forma que consiga manter suas atividades rotineiras sem perder sua independência funcional. Procure uma atividade física e mova-se! O método Pilates é uma excelente opção!


Tem alguma dúvida? Comenta aqui que eu respondo!




Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

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