A Verdadeira Essência de Pilates

#Josephpilates #Essênciadopilates #pilatesdeverdade


É engraçado como, apesar de tanta busca pelo Pilates, se perca, muitas vezes, a essência, não só do método, mas também de seu mentor.


Joseph Humbertus Pilates em 1934 já compreendia e relatava que saúde não é só a busca do corpo perfeito, mas o equilíbrio de mente e corpo.



Em sua obra 'Sua Saúde' ele descreve as vitórias da guerra, os grandes avanços industriais e científicos e mesmo com tanto progresso, o quanto a busca pela saúde foi deixada de lado.


Naquela época, assim como na que vivemos hoje, existia uma busca pelo corpo perfeito, porém, muito se deixava a desejar em relação ao bem-estar e a auto responsabilidade de ser feliz.


Nesta obra de Pilates ele ensina, ainda, algumas técnicas de seu método e nos diz que para encontrar a felicidade devemos começar de dentro para fora, buscando um equilíbrio de corpo e mente e não de Corpo ou Mente.


Seu primeiro ensinamento foi sobre a respiração, e afirmava: Antes de tudo, aprenda a respirar!


Você já fez este exercício antes? Experimente! Apenas se deite e se concentre em sua respiração... Vá percebendo se o ar consegue chegar a toda sua caixa torácica, e aos poucos vá abrindo espaço.

Você irá se surpreender com essa experiência, pois para muitas pessoas, já faz tempo que não se conectava desta forma com seu próprio corpo, assim como para outras, poderá ser a primeira vez que isso acontece!


É incrível quando você aprende a entender melhor o seu corpo, e passa a perceber que o equilíbrio entre corpo e mente é o melhor remédio para tantas doenças e problemas cotidianos!


E é desde criança que devemos aprender isso. Basta olhar para a natureza e para os bebês!

Joseph os observava muito e afirmava que desde muito jovens o movimento deveria ser estimulado pelas mães, como acontecia com os animais, onde as mamães estimulam seus filhotes para adquirirem a independência o mais cedo possível.


E é por isso que Pilates defendia a ideia de que se as mães das crianças as deixassem livres para movimentar os membros, pois assim elas dormiriam melhor e isso também ajudaria nas cólicas.


Ou seja, nascemos sabendo do que precisamos, com nossos instintos aflorados. Porém vamos crescendo, criando novos hábitos, sendo influenciados pelo ambiente e também pelas pessoas, tais como pais e/ou professores, que ignorantes das atitudes que devem ser tomadas (porque também não os ensinaram quando crianças) nos oferecem o padrão doente há gerações adotadas.


Agora pense neste ciclo vicioso: aprendemos a fazer exercícios mecanicamente sem precisar se concentrar no que estamos fazendo e muito menos como estamos respirando, e são esses os mesmos ensinamentos que passamos.


Por isso é preciso buscar a melhor forma de fazer as coisas, informações, conhecimentos, e mais: experimentar, vivenciar, pois seus hábitos, sejam eles bons ou ruins, serão passados.


E para nossa sorte, temos um homem que fez um trabalho maravilhoso nessa área, e deixou um legado incrível para ser seguido. Joseph Pilates não foi apenas uma pessoa muito a frente de seu tempo, ele continua sendo um exemplo a ser seguido, por sua essência pura de sermos simplesmente humanos, completos, plenos do uso de toda nossa natureza, desde a máquina física complexa que é nosso corpo ao uso sadio e cheio de possibilidades que é nossa mente!


E para você que ainda está em busca deste equilíbrio entre físico e mental e se identifica com essa filosofia, com esse método, eu digo: bem vindo ao mundo de Pilates! Entre e aproveite tudo o que a Contrologia pode te oferecer!



Autora:

Laiane Oliveira - CREFITO 218515-F

Fisioterapeuta pela PUC Paraná Instrutora Apaixonada pelo Método Pilates

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.