Atividades Domésticas e a Ergonomia: será que você está fazendo certo?



Sabe aquele desconforto depois de um dia cheio de atividades? Saiba que isso pode ser devido ao posicionamento e o tempo que permanece fazendo determinada tarefa.


Atividades simples do dia a dia como: varrer a casa, estender roupas e carregar as compras do mercado, podem trazer riscos à saúde se realizadas de maneira incorreta. Mudar pequenos hábitos pode prevenir o surgimento de desconfortos decorrentes de algumas atividades.



Muitos acreditam que a ergonomia, que é muito falada nas empresas, se refere somente ao ambiente de trabalho, no entanto, ela vai muito além, está presente em tudo e está diretamente ligada as atividades de vida diária.




Mas afinal, o que é ERGONOMIA?

É uma ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa, é a arte de usar móveis, ferramentas no local de trabalho e o ambiente de uma maneira que reduza os riscos de desconfortos ou lesões, com o objetivo de combinar conforto, segurança e produtividade.


Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de casa é pesado sim e precisa de orientações na realização das tarefas. Um dia de faxina pode ser tão ou mais desgastante que seu trabalho na empresa. Todavia, as atividades domésticas, se bem distribuídas, em relação a sua duração, posicionamento correto do corpo e pausas necessárias, podem ser realizadas sem nenhum desconforto ou dificuldade.

A ergonomia no ambiente de casa está presente na organização, na altura, largura e profundidade dos móveis, bem como, na disposição dos mesmos, principalmente nos cômodos que são mais utilizados no dia a dia.

Portanto, vale ressaltar a importância de planejar e projetar o mobiliário da casa ou como adaptá-lo, inclusive na parte de iluminação e temperatura, conforme as necessidades da família. Os equipamentos mais usados devem ser deixados de forma que fique de fácil acesso e uso, pensando na praticidade e na distribuição das cargas no corpo, objetivando reduzi-las.


Hoje falamos de forma geral sobre a ergonomia. Nas próximas semanas falaremos mais dela em relação às atividades e cômodos específicos, e como o PILATES está ligado a isso.


Aguardo vocês! Abraços.



Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

CREFITO 252660-F



Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.