Como está a qualidade do seu sono? Dicas para dormir melhor e reduzir o risco de dores ao acordar!

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Você já sentiu desconforto, dor de cabeça ou rigidez no pescoço e/ ou nas costas ao acordar? Você já se perguntou por que não está conseguindo dormir à vontade?


Fonte: www.saudenoclique.com.br

Como as pessoas passam muito tempo deitadas na cama, é importante garantir que as coisas estejam corretas. A postura do sono é muito importante para preservar o alinhamento da coluna vertebral e reduzir o estresse nas articulações, promovendo uma postura saudável e um sono de boa qualidade. Isso significa posicionamento corporal, travesseiros e colchões adequados.


A postura na cama é tão importante quanto a postura em pé ou sentada!

De acordo com estudos recentes, a postura de sono mais saudável é a posição de dormir de lado. Nesta posição, um travesseiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, mantendo o pescoço no centro de ambos os ombros. Isso evita a flexão sustentada do pescoço para os lados, preservando a curvatura natural e eliminando as tensões no pescoço.


Pesquisas demonstraram que as pessoas que dormem de lado têm menos probabilidade de acordar com sintomas de dores de cabeça, pescoço e braço, em comparação com aquelas que dormem em outras posições, resultando em melhor qualidade do sono.

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A posição ideal de sono lateral pode ser adotada deitando de lado, com os joelhos levemente dobrados em direção ao peito; de preferência com um travesseiro no meio para preservar o alinhamento da coluna vertebral.


Não coloque peso no braço, colocando-o embaixo do travesseiro; isso restringirá o fluxo sanguíneo para os braços e fará com que você sinta formigamento ou sensação de agulhadas nos braços e/ ou mãos. Em vez disso, os braços devem ser estendidos na frente do corpo, com um travesseiro no meio.


Travesseiros

Os travesseiros são projetados para ocupar a curva do pescoço e preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, perseverando assim no alinhamento natural da coluna vertebral.


Ao escolher um travesseiro, considere o seguinte:

  • altura,

  • material e

  • firmeza.

A altura do travesseiro deve manter o pescoço em uma posição reta para manter a coluna simétrica.

Se o travesseiro for muito alto ou baixo, ele criará tensão no pescoço e levará ao desenvolvimento de rigidez ao acordar de manhã. Enquanto travesseiros macios e fofos podem ser agradáveis ​​e confortáveis, porém, eles não fornecem suporte suficiente para o pescoço. Bons travesseiros devem ser firmes com um material espumoso para proporcionar maior apoio ao pescoço.


Colchões

A qualidade de um colchão é tão importante quanto a de travesseiros para garantir um sono de boa qualidade. Estudos mostraram que a firmeza de um colchão (macio ou duro) é um fator importante na redução da dor lombar.


Um bom colchão deve acomodar as curvas naturais do seu corpo, mantendo a coluna em alinhamento normal. Colchões firmes são uma opção melhor porque oferecem suporte suficiente para o corpo, mantendo o alinhamento da coluna vertebral. No entanto, colchões macios criam suporte desigual para o corpo, o que, por sua vez, pode causar espasmo muscular e dor nas costas.


Os colchões de espuma de memória são firmes o suficiente e fornecem um bom apoio para as costas e geralmente são recomendados por especialistas em sono. Além disso, os colchões devem ser substituídos a cada 8 a 10 anos, porque um colchão desgastado pode fazer com que o corpo ceda, resultando em um suporte deficiente nas costas e em dores e desconfortos.


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Certifique-se de escolher bons acessórios para o sono, permitindo alcançar a melhor postura na hora de dormir e, portanto, garantindo a melhor qualidade de sono para você.






Agora é só observar essas informações em seu dia a dia e colocar as mudanças necessárias em prática e bom sono!



Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

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