Como vai seu Equilíbrio ou Controle Postural?



A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade) descreve o equilíbrio como uma das várias funções do corpo humano e que compreende a interação de três sistemas perceptivos: o vestibular, o proprioceptivo e o visual.


Vestibular: é responsável pelas acelerações e desacelerações angulares rápidas, sendo o mais importante para a manutenção da postura ereta,


Proprioceptivo: ele permite a percepção do corpo e membros no espaço e às sensações dos músculos e funções de movimento e o


Visual: ele oferece referência para a verticalidade, por possuir duas fontes complementares de informações: a visão, que situa o indivíduo no seu ambiente e a motricidade ocular, que situa o olho na órbita através da coordenação cefálica.


O controle postural ou do equilíbrio é um elemento básico para execução das mais variadas atividades cotidianas. Especialmente as alterações dos sistemas sensoriais (vestibular, visual e somato-sensitivo) e os músculos-esqueléticos podem levar a diminuição do controle postural. É uma função complexa, pois requer a interação dos sistemas sensoriais para gerar uma resposta motora que permita o equilíbrio nas atividades.


Em estudo, os autores também acreditam que benefícios adicionais sobre a melhora do equilíbrio só serão viabilizados com o treino sensório-motor.

O método Pilates proporciona o fortalecimento dos músculos do centro de força e da cintura escapular e pélvica que promovem a estabilidade posterior para o tronco, contrapondo-se à ação da gravidade, gerando resistência para manter-se na posição ortostática (em pé) e melhorando o equilíbrio dinâmico, além de melhorar o controle e a precisão dos movimentos dos membros inferiores e superiores.


O indivíduo busca manter seu centro de gravidade corporal dentro dos seus limites de estabilidade para manter-se em equilíbrio, sendo essa estabilidade determinada pela capacidade de controle postural sem que haja alteração na base de suporte.


A partir disto, o método Pilates promove melhora do equilíbrio e estabilidade postural realizando a contração dos músculos posturais e músculos abdominais.


Evidências apontam que pessoas idosas que sofrem queda com maior frequência apresentam relevante diminuição de força muscular de membros inferiores, déficit proprioceptivo, e menor mobilidade, portanto menor equilíbrio postural.



Estudos apontam ainda que treinamentos através de exercícios físicos como Pilates podem e muito contribuir para reverter esse cenário.


Então, não importa a sua idade! Sempre é tempo de trabalhar em prol da sua independência motora e qualidade de vida! O primeiro passo é sempre o mais desafiador!


Espero ter ajudado! E deixe aqui sua dúvida ou sugestão para próximas semanas! Desde já Obrigada!!!


Autora:


Dra. Francieli Mortari da Silveira

CREFITO 250448-F


Fisioterapeuta, pós graduanda em Terapias Manuais e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar, Brusque/SC.

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.