Dores de cabeça é um dos sintomas de uma iluminação de ambiente inadequada! Saiba mais e previna-se!

#iluminaçãoadequada #dordecabeça #cansaçoocular #localdetrabalho #qualidadedevida

Seja em ambientes industriais ou de escritório, a iluminação adequada facilita todas as tarefas de trabalho. As pessoas recebem cerca de 85% de suas informações através do senso de visão. A iluminação adequada, sem brilho ou sombras, pode reduzir a fadiga ocular e dores de cabeça; ela pode evitar incidentes no local de trabalho, aumentando a visibilidade de máquinas em movimento e outros riscos à segurança.



A iluminação de boa qualidade também reduz a chance de incidentes e lesões por "cegueira momentânea" (visão momentânea de campo baixo devido ao ajuste dos olhos do ambiente mais claro para o mais escuro ou vice-versa).


Quais são as diferentes fontes de luz?

Luz do dia

  • A quantidade de luz do dia dentro de um prédio depende da arquitetura do prédio (o prédio tem janelas? Quão grande? Como elas são orientadas?

  • A quantidade e a direção da luz solar, a cobertura de nuvens, o terreno local e a estação do ano. A limpeza das janelas também é importante.

  • A quantidade de luz do dia que entra no local de trabalho pode ser controlada com vidro colorido, persianas, cortinas e toldos. A luz do dia é desejável no local de trabalho, desde que não cause reflexos ou torne a área de trabalho muito brilhante.

Lembre-se de que a falta de luz também pode ser um problema; mesmo em locais de trabalho onde a luz do dia está disponível, é essencial ter um bom sistema de iluminação elétrica.

Iluminação elétrica

A quantidade de luz, a cor da própria luz e a cor que os objetos aparecem variam com o tipo de iluminação elétrica. A iluminação deve corresponder ao local de trabalho e à tarefa.


Quais são os tipos básicos de iluminação artificial?

Existem três tipos básicos de iluminação:

  • Geral: fornece uma iluminação bastante uniforme. Um exemplo seria luminárias de teto que iluminam grandes áreas;

  • Geral-localizado: usa luminárias aéreas além de luminárias de teto para aumentar os níveis de iluminação para tarefas específicas;

  • Local (ou tarefa): aumenta os níveis de luz sobre o trabalho e os arredores imediatos. A iluminação local geralmente permite que o usuário ajuste e controle a iluminação e fornece flexibilidade para cada usuário.


Fonte: www.ergotriade.com.br

Quais são os diferentes tipos de luminárias?

A unidade de iluminação completa (também chamada de luminária) controla e distribui a luz. Vários tipos de luminárias são projetados para distribuir a luz de maneiras diferentes. São conhecidos como:

  • · Direto

  • · Direto indireto

  • · Indireto

  • · Blindado (vários tipos)



Nenhum tipo de luminária é apropriado em todas as situações. A quantidade e a qualidade da iluminação necessária para uma estação de trabalho ou tarefa específica determinarão qual luminária é mais adequada.


As luminárias diretas projetam de 90 a 100% da luz para baixo em direção à área de trabalho. A iluminação direta tende a criar sombras.


As luminárias diretas indiretas distribuem a luz igualmente para cima e para baixo. Eles refletem a luz do teto e de outras superfícies da sala. Pouca luz é emitida horizontalmente, o que significa que o brilho direto é frequentemente reduzido. Eles são geralmente usados ​​em áreas de fabricação "limpas".


As luminárias indiretas distribuem 90 a 100% da luz para cima. O teto e as paredes superiores devem estar limpas e altamente refletivas para permitir que a luz chegue à área de trabalho. Eles fornecem a iluminação mais uniforme de todos os tipos de acessórios e o brilho menos direto. As luminárias indiretas são geralmente usadas em escritórios.


As luminárias blindadas usam difusores, lentes e persianas para cobrir as lâmpadas da visão direta; portanto, ajudando a evitar o brilho e a distribuir a luz.


FIQUE ATENTO!

Analise seu posto de trabalho para identificar qual o melhor tipo de iluminação para ele, ajustar a iluminação é de extrema importância assim como qualquer outro item. Ela pode ser fator de melhora na produtividade e na qualidade do trabalho desempenhado.


Se precisar, procure ajuda de um profissional.



Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.