Fisioterapia. Descubra os 05 Segredos que você precisa saber antes de iniciar suas sessões!



Hoje muitos fisioterapeutas são submetidos a atender mais de 1 pessoa ao mesmo tempo na sessão de fisioterapia. Isso acontece, normalmente, em clínicas que atendem por planos de saúde ou SUS, que têm um repasse de valores inviáveis para atendimentos individualizados, ou mesmo em clínicas que cobram valores muito baixos, e apostam em quantidade de atendimentos ao invés de qualidade nos mesmos.


Porém, quando um paciente é atendido por um fisioterapeuta que precisa dividir sua atenção, o seu tratamento pode acabar se prolongando. Porque o profissional acaba adotando técnicas para conseguir atender 3, 4 pessoas por horários, às vezes mais.


O que é muito comum também, nesses atendimentos, é a baixa qualidade nas avaliações do paciente, tanto a inicial, quanto as de acompanhamento do tratamento, mais um agravante para obtenção de resultados rápidos e satisfatórios.


Triste pensar assim né?  Todo ser humano é um indivíduo, suas limitações são específicas,  nem todos precisam de eletroterapia, a grande maioria precisa de terapia manual, exercício passivo e assistido. Mas o fisioterapeuta acaba não conseguindo fazer esse trabalho como deveria em atendimentos com vários pacientes de uma só vez.


Infelizmente, esse é um dos principais motivos pelos quais vemos tantas pessoas com impressão incorreta sobre a fisioterapia. Em minha clínica, atendo com frequência pessoas que vêm desacreditadas por já terem passado, ou conhecerem alguém, que não teve uma experiência positiva em um tratamento fisioterapeutico.


Por isso, na maioria das vezes os pacientes fazem 20 sessões quando em 10 sessões individuais ou menos resolveria. Solucionar o mais rápido possível uma reabilitação e aliviar essas dores e desconfortos, é primordial, não apenas para saúde física, mas também mental. Afinal, uma questão física gera questões emocionais muito significativas, tais como sentimentos de incapacidade, inutilidade, frustrações diversas, tudo isso interfere na autoestima, no humor, paciência e otimismo.


Na terapia individual o paciente tem toda a atenção do fisioterapeuta durante os 45 minutos da sessão, além da avaliação inicial ser mais completa também, devido ao tempo e atenção que o profissional pode oferecer!


Então, se você precisa fazer fisioterapia, ou conhece alguém que precise, fique atento a esses 05 Segredos, pois eles farão total diferença nos resultados obtidos:

  1. A fisioterapia trabalha estudando o movimento do corpo humano, e como um determinado movimento pode ser responsável por gerar algum problema ou dor (falando de ortopedia). Por isso precisa considerar cada indivíduo único, e desta forma seguir com tratamento de reabilitação específico para ele.

  2. O tempo que se dedica à avaliação adequada é fundamental para determinar o tipo de tratamento necessário para atingir bons resultados. Cada caso é um caso, e deve ser levado em consideração, além dos exames e testes, questões comportamentais, posturais entre outros.

  3. Ter a atenção do fisioterapeuta durante toda a sessão é primordial, pois os resultados precisam de muita terapia manual, manobras, exercícios ativos e passivos, que precisam do auxílio, orientação ou supervisão do fisioterapeuta durante todo o tempo. Além de gerar muito mais confiança entre paciente e profissional, que também agrega nos resultados.

  4. Planos de saúde reembolsam parte do valor pago em fisioterapias particulares, como o tratamento será em menos sessões, financeiramente pode ficar muito interessante, já que todos os planos acabam cobrando co-participação. (Ex.: 10 sessões individualizadas podem gerar um reembolso muito semelhante a co-participação de 20 ou 30 sessões comuns que poderão ser necessárias). Em casos de acidentes de trânsito também há reembolso através do Seguro DPVAT. Em ambas situações, não estamos nem falando do ganho de tempo, de economia com translados e possibilidade de escolha de horários, que também vêm com os atendimentos individuais.

  5. O profissional de fisioterapia sabe o que está fazendo e porque está pedindo ou orientando cuidados e ações para fazer fora das sessões, por isso siga rigorosamente tudo que for passado. Antes de qualquer coisa, tenha certeza e confiança no prossional que for contratar.


Agora que você tem essas informações, você está pronto para decidir por si mesmo, o que é melhor para você! E consegue entender, também, porque a fisioterapia vem ganhando relevância no Brasil nos últimos anos. O que, em países desenvolvidos, é extremamente comum, por já terem a visão e a rotina da valorização dessa área tão linda e tão importante para a qualidade de vida do ser humano!




Autora:

Maria Aparecida Janz

Gerente de Relacionamento com o Cliente

Zentrum Pilates e Bem-estar, também

Clínica de Fisioterapia



Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.