O nosso corpo é um todo e não a soma das partes!

A fáscia tem papel fundamental na integração do corpo devido a sua característica de envolver todo o corpo proporcionando suporte, espaço, hidratação, conexões e gerando informações.


Essa continuidade do tecido conectivo dos pés à cabeça e de mão à mão, transmitem forças de tensão e compressão ao longo do corpo, buscando tensegridade.

(Fernanda Avancini)




Quando falamos de transmissão de força no tecido conectivo, começamos a entender que a força não acontece somente nos músculos, pois a fáscia ao envelopar cada camada dos músculos e por se conectar a outros músculos sem interrupções, ela transmite essa força de um para o outro, e assim para todo o corpo.


Desta forma o conceito de que o todo é mais importante que as partes começa a fazer cada vez mais sentido.



Vamos pensar assim:


Quando você vai a uma concessionária de carros, você pode se interessar mais por alguma parte do carro, mas quando você tirá-lo da loja, não vai querer só o motor, ou só as rodas, você vai querer levar o carro completo e assim ele executará todas as funções que ele foi projetado para executar.





Precisamos pensar em nosso corpo desta forma. Não adianta ter só braços fortes ou um coração saudável, ou o intestino e o rim estarem funcionando só a metade de sua capacidade, por exemplo.


Pois a comunicação entre os sistemas se dá permeada pelo sistema fascial, por isso a sua saúde interfere em todos os outros sistemas.

(Fernanda Avancini)


Quando falamos da transmissão de força através da fáscia não podemos deixar de falar também dos trilhos anatômicos, e será sobre isso que vamos discutir na quarta-feira que vem... Espero vocês!



Autora:


Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.


Referências do texto:

Palestra transmissão de força de Jan Wilker

Apostila Move Flow

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.