Qual a postura correta para realizar as atividades diárias?

Veja as dicas de Ergonomia para seu dia a dia: ao varrer, estender roupas, calçar sapatos e dirigir! #ergonomianodiadia #posturacorporal #dicasdafisio #rotina #movimentossaudáveis #saúdemotora


Cada vez mais as pessoas estão priorizando o bem-estar e a saúde física e mental, e a ergonomia vem para contribuir com isso. É uma ferramenta muito importante e utilizada, e com ela surgiram os utensílios, que são essenciais no auxílio da execução das atividades diárias. Utilizar produtos do tamanho adequado é de extrema importância, evitando desconfortos nas regiões corporais mais utilizadas nas tarefas e até mesmo a fadiga.



Sabe-se que tanto as mulheres quanto os homens tem trabalhado mais e mais, conquistando cargos importantes no mercado de trabalho, fazendo muitas vezes longas jornadas de trabalho. No entanto, as atividades domésticas ainda têm grandes demandas, assim se fazendo necessário dividir as tarefas de casa entre os dias da semana e, principalmente, entre os moradores dela, não sobrecarregando uma pessoa só.


Muitas coisas devem ser levadas em consideração nas atividades diárias, por exemplo: a altura da mesinha de passar roupas, do tanque e do arame de estender roupas, qual posição pega uma vassoura e um rodo e até como ajusta o banco do carro. Todos esses pontos são de extrema importância para ergonomia. Cuidar do alinhamento postural e ter a consciência corporal somente no momento que está fazendo EXERCÍCIOS não faz efeito para o dia todo, temos que cuidar desses pontos em toda e qualquer atividade do nosso dia a dia.


FIQUE ATENTO:

  • Ao varrer a casa ou passar pano no chão - verifique se o comprimento do cabo está lhe deixando em uma posição confortável e com um alinhamento da coluna;

  • Ao estender roupas - o arame não deve passar da altura dos ombros, se o arame for mais alto e fixo, tenha em mãos um banquinho para auxiliar;

  • A altura da mesa de passar roupas também deve ser ajustada conforme sua altura, e se for possível, passe um pouco das peças de roupa de cada vez;

  • Ao pegar objetos – se estiverem mais baixos que você se abaixe dobrando os joelhos, mantendo o tronco alinhado, e para transferir os objetos caminhe até o local evitando rotações/ torções de tronco, principalmente com peso;

  • Ao realizar tarefas como arrumar gavetas sente em um banquinho e realize a atividade de forma confortável;

  • Ao calçar tênis, sapatos e etc. - sente-se e dobre uma das pernas, evitando a flexão de coluna;

  • Ao levantar - lembre-se de primeiro virar de lado e apoiar as mãos que vão auxiliar no movimento;

  • Ao dirigir - ajuste o banco do carro conforme sua necessidade, deixando os ísquios bem conectados e a parte posterior das coxas bem apoiados no assento, assim como a coluna no encosto, e os braços devem ficar em uma distância confortável.


Confira abaixo as imagens e comece a praticar hoje mesmo nas suas atividades rotineiras!
Fonte: www.guiame.com.br

Fonte: www.guiame.com.br

Fonte: www.guiame.com.br

Fonte: www.guiame.com.br

Entre os exercícios existentes na atualidade, o PILATES é um do melhores, é uma atividade que trabalha o corpo num todo, de forma global e por isso é um grande aliado para nossa postura, no aumento da mobilidade e flexibilidade, bem como no alívio dos desconfortos.


Espero vocês na próxima semana para falarmos sobre o ambiente de trabalho. Como você se sente após o dia de trabalho?


Abraços. Cuidem-se!


Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC


Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

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