Quando a Ansiedade se torna tóxica?

Atualizado: 16 de Set de 2019



A Ansiedade normal nos permite prepararmos para uma pressão externa e é acompanhada por temores para nos preservar diante da ameaça ou do perigo. Mas ela se torna tóxica quando deixamos de viver um momento ansioso para viver uma vida ansiosa, onde qualquer situação que saia do controle, por ser nova ou porque provoque um temor excessivo e irracional dos acontecimentos do dia a dia; causando sofrimento interno para este indivíduo, pois não sabe ao certo como lidar com aquilo.


Isso porque a Ansiedade sempre começa por meio de nossa mente, de nossos pensamentos, para então emitir sinais fisiológicos como a insônia, problemas para se concentrar, gagueiras, insegurança, hiperatividade; e se não forem tratadas nestes sinais iniciais vão emitir novos sintomas, que demonstram um estagio mais avançado da ansiedade tóxica tais como palpitações, sensação de falta de ar, náuseas, diarreia, fadiga, suor excessivo, dor de cabeça, tensão muscular e até impotência sexual. Mas, além disso, pessoas muito ansiosas poderão descontar as emoções em sua alimentação, pois comeram sem fome, ou roem as unhas e pior podendo chegar até uma depressão, devido o desanimo e tristezas que sentem ou irem para o oposto e viverem completamente aceleradas. E independente da depressão ou aceleramento terão problemas em se relacionar o que também os prejudicará.

Mas afinal como superar a ansiedade tóxica e voltar a assumir o controle de sua vida?



Se permita ter momentos que sinta prazer no que esta fazendo.


Primeiro reflita sobre sua vida, sobre o que te causa tanto medo, de qual ameaça que esta tentando se defender? Detecte quais são suas fontes de ansiedade, traga consciência para o que vive hoje, assim terá mais argumentos para rebater estes pensamentos que te paralisam. E depois mude alguns de seus hábitos, traga uma rotina que te deixe em paz e calmo, obtenha informações mais uteis para o seu dia, assistir a telejornais todos os dias pode não te fazer bem, pois sempre terá tragédias, use este tempo para alimentar sua mente com conteúdos mais produtivos como leitura de livros, meditação, atividades físicas; se distancie também de pessoas tóxicas, pessoas negativas que só querem falar sobre elas e sobre a vida dos vizinhos e não se interessam para saber como você esta e como esta se sentindo. Procure conviver com pessoas de mais sucesso, pessoas positivas, afinal águia anda com águia; ajudar o próximo também irá te fazer bem, pois manterá sua mente longe de problemas; e claro confie em você, mude sua comunicação para palavras mais positivas, seja confiante no futuro, crie imagens de um futuro prospero e feliz. E se identificar que precisa de ajuda de profissionais da área não hesite em buscar, é sempre bom e importante ter alguém com que podemos contar sobre nossos sentimentos e pensamentos.


Espero ter te ajudado, fique bem e até a próxima!


Laís Hack​

Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoais, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional.


E-mail: Lais_hack@hotmail.com

Instagram: @lais_hack

Facebook: @Coach.LaisHack

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.