Recomendações para quem trabalha em pé! Confira essas Dicas da Fisio!

#Dicasdafisio #ergonomianaprática #ergonomianodiaadia #reduzirdesconfortos #trabalhoempé


Com as pessoas trabalhando cada vez mais por longos períodos, a organização do trabalho e a distribuição do tempo para cada tarefa é de suma importância para a saúde. A ergonomia adequada no local de trabalho pode prevenir e reduzir os distúrbios osteo musculares, como as inflamações nos membros superiores e os problemas na coluna.


Fonte: www.liberal.com.br

Sabe-se que a postura de trabalho em pé não é uma das mais confortáveis quando se tem que passar a jornada inteira nessa posição. Porém, algumas atividades exigem e faz parte da rotina de muitos profissionais.


Recomenda-se ficar em pé quando a área de trabalho é muito grande para ser alcançada confortavelmente se estiver sentado. O alcance em pé é significativamente maior do que o correspondente ao sentado.

As áreas de trabalho que necessitam a postura em pé são frequentemente encontradas em ambientes de montagem em geral, incluindo montagem automática, embalagem, soldagem, atendimentos ao público em geral, entre outros. Um exemplo semelhante é quando a pessoa trabalha em mais de um espaço para desempenhar suas funções.


Trabalhar sentado ou em pé?

A melhor opção para quem enfrenta longas horas de trabalho é usar uma combinação de sentado e em pé. O corpo humano responde melhor a um equilíbrio entre atividade estática e dinâmica, entre atividade e recuperação. Você tem que se mover e precisa estar apoiado em posturas seguras, equilibrando o seu dia.


Mas e se a atividade exigir o trabalho em pé, o que pode ser feito para reduzir os desconfortos que surgem no final do dia?

O design do local de trabalho deve atender à variedade de formas e tamanhos dos trabalhadores e fornecer suporte para a conclusão de diferentes tarefas. Adaptar o espaço de trabalho é essencial para isso:

  • Ajuste a altura da bancada de trabalho de acordo com as dimensões do corpo, usando a altura do cotovelo como guia;

  • Organize seu trabalho para que as atividades usuais sejam realizadas com facilidade;

  • Mantenha o corpo próximo ao trabalho;

  • Use roupas e sapatos confortáveis, que não prejudiquem a circulação sanguínea;

  • Utilize um apoio de pés para mudar o peso corporal de uma perna para a outro;

  • O uso do banco semi sentado é essencial para aliviar a sobrecarga na coluna, pernas e pés. Ter alguns bancos para fazer rodízios entre os trabalhadores faz toda a diferença;

  • Faça pausas regulares, fora do local de trabalho;

  • Sempre que puder se movimente durante a rotina de trabalho, isso contribui para melhorar o funcionamento do corpo e evitar a fadiga. É importante lembrar que o corpo foi feito para se mexer.


Fonte: www.qualitaocupacional.com.br


E fora do ambiente de trabalho?

Fazer atividade física é importante para qualquer pessoa, ainda mais para quem trabalha em pé o tempo todo. Os exercícios são fundamentais para fortalecer a musculatura e preparar você para qualquer atividade do dia, inclusive para o trabalho. Ajudam a mente, previnem e contribuem para o tratamento de distúrbios osteo musculares, estresse e diminuição da fadiga e dos desconfortos.


O PILATES é uma excelente opção, pois trabalho o corpo num todo, promove o bem-estar, aumenta a flexibilidade, tonifica a musculatura, estimula a coordenação motora entre muitos outros benefícios. Vale a pena experimentar!!!



Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC


Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.