Respiração gera mais que Vida, gera Saúde!

A importância da respiração no Método Pilates.


Segundo Joseph Pilates, criador do método:


“Respirar é o primeiro e último ato da vida.Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente.”


Muito mais do que apenas fornecer o oxigênio ao corpo, a respiração no Pilates é uma das bases para que haja uma ótima execução do movimento, isso por que através da respiração conseguimos unir os demais princípios do método.


Estresse e as correrias do dia-a-dia fazem com que você diminua os ciclos respiratórios sem perceber. Mas quando os pulmões se expandem, eles permitem a oxigenação de todas as células do corpo, através do seu transporte pela corrente sanguínea.


Para Joseph, o fato de o seu Método proporcionar a oxigenação plena das células do corpo, poderia contribuir para a cura de algumas doenças e lesões.


Algumas dicas para descobrir seu padrão respiratório:

Ø Perceber a mobilidade da caixa torácica para frente, para trás e nas laterais.

Ø Perceber o ritmo da respiração.

Ø Definir se o padrão respiratório tende a ser clavicular (respiração com elevação dos ombros, havendo tensão nos músculos do pescoço, das costas, e peitoral); torácica (movimento da caixa torácica) ou diafragmática (movimento na barriga).

Ø Sendo esse último o correto, pois o foco será no músculo diafragma, principal músculo da respiração.


No ciclo respiratório, quando inspiramos o diafragma desce, permitindo a expansão do abdome, aumentando seu espaço interno e a sucção de ar. Quando expiramos, o diafragma sobe, comprimindo os pulmões, empurrando o ar pra fora.



Treinar a respiração beneficia corpo e mente:

Ø Melhora a execução dos movimentos: A atenção do aluno durante a inspiração e a expiração pode fazer toda a diferença na execução dos movimentos e no controle da musculatura, potencializando o efeito do exercício e até auxiliando após a atividade.

Ø Relaxa o corpo e a mente: reduz a ansiedade, diminui a dor muscular e melhora o rendimento durante a atividade.

Ø Evita surgimento de infecções respiratórias: a eficiência expiratória aumenta a capacidade de troca de gases, principalmente a troca do ar residual mantendo, assim, o PH ideal nos pulmões e evitando o surgimento de infecções respiratórias.

Ø Controla as emoções: a mente fica mais alerta e a melhora na saúde e na qualidade de vida é visível.

Ø Disposição: Respirando corretamente, o sistema imunológico fica fortalecido, combatendo doenças respiratórias, enxaquecas e má digestão com facilidade; a eliminação de toxinas é mais eficiente e há uma melhora na disposição e no bem-estar de forma geral.


Concluindo...

O ar é universal, de extrema importância para todos os seres vivos e respirar corretamente é mais importante do que possa imaginar.

Até a próxima!



Autora:

Dra. Francieli Mortari da Silveira

CREFITO 250448-F

Fisioterapeuta, pós graduanda em Terapias Manuais e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar, Brusque/SC.

http://bit.ly/MandarWhatsappZentrum

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.