Você sabe tudo sobre Câncer de Próstata? Porque é importante falar sobre esse assunto?

Atualizado: 18 de Nov de 2019

#novembroazul #mêsmundial #combateaocâncerdepróstata


Estamos em novembro, o mês em que o mundo se une à luta contra o câncer de próstata.


Mas qual é a importância de discutir o assunto?

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.


Geralmente, ele cresce lentamente e é inicialmente confinado à próstata, onde pode não causar danos sérios. No entanto, enquanto alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente e podem precisar de tratamento mínimo ou mesmo inexistente, outros são agressivos e podem se espalhar rapidamente.


Se detectado precocemente - quando ainda está confinado à próstata - tem mais chances de sucesso no tratamento.

Fonte: www.gazetadoabranches.com

Sintomas:

O câncer de próstata pode não apresentar sinais ou sintomas em seus estágios iniciais.


Porém quando está mais avançado pode se manifestar com alguns sinais e sintomas, como:

- Problemas para urinar;

- Diminuição da força no fluxo de urina;

- Desconforto na área pélvica;

- Disfunção erétil.


Fatores de risco:

- Idade: o câncer de próstata é muito raro em homens com menos de 40, mas a chance aumenta rapidamente após os 50 anos.

- Raça: por razões ainda desconhecidas, os homens negros apresentam maior risco de câncer de próstata do que os homens de outras raças. Nos homens negros, o câncer de próstata também tem maior probabilidade de ser agressivo ou avançado.

- História de família: se os homens da sua família tiveram câncer de próstata, seu risco pode aumentar. Além disso, se você tem um histórico familiar de genes que aumentam o risco de câncer de mama ou um histórico familiar muito forte de câncer de mama, seu risco de câncer de próstata pode ser maior também.

- Obesidade: homens obesos diagnosticados com câncer de próstata podem ter maior probabilidade de desenvolver outras doenças.



Prevenção:

Você pode reduzir o risco de câncer de próstata se escolher uma dieta saudável, cheia de frutas e legumes. Evite alimentos com alto teor de gordura. Frutas e vegetais contêm muitas vitaminas e nutrientes que podem contribuir para a sua saúde.


Exercite-se. O exercício melhora sua saúde geral, ajuda a manter seu peso e melhora seu humor. Existem evidências de que homens que não se exercitam têm níveis mais altos de PSA (antígeno prostático específico), enquanto homens que se exercitam podem ter um risco menor de câncer de próstata. Tente se exercitar na maioria dos dias da semana. Se você é novo no exercício, comece devagar e vá aumentando a quantidade e o tempo das atividades gradativamente.

Mantenha o peso corporal adequado. Se o seu peso atual estiver bom, trabalhe para mantê-lo, exercitando-se. Se você precisar perder peso, adicione mais exercícios e reduza o número de calorias que você come todos os dias. Peça ajuda a um profissional para criar um plano para perda de peso saudável.

Evite/ diminua o consumo de bebida alcoólica e não fume.


Converse com seu médico sobre o aumento do risco de câncer de próstata. Homens com alto risco de câncer de próstata podem considerar medicamentos ou outros tratamentos para reduzir seu risco.


Fique de olho nas ações de conscientização e tome cuidado! A saúde deve sempre vir em primeiro lugar.

Fonte: www.engemed.med.br

O DIAGNÓSTICO PRECOCE PRESERVA SEU FUTURO!

PREVINA-SE!




Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.