Você tem medo de Envelhecer?

Compartilhe da reflexão sobre esse grande TABU! #envelhecer #envelhecimento #caminho # jornada #chegada #decisões #sentimentos #ações


Já parou para pensar que você está cada dia mais velho?


Muita gente tem medo de ficar velho, medo das dificuldades motoras, das quedas, das doenças, da aparência e até mesmo da solidão. Mas é importante que entendamos que o envelhecimento é um caminho e não a chegada!


Uma vez que entendemos que o envelhecimento é um caminho que se percorre dia após dia, é preciso consciência e tomadas de decisões hoje para amanhã chegar lá com mais saúde, vigor e energia.


Para que tenha bons resultados no final deste caminho permanecendo com a mesma saúde, com a mesma funcionalidade e disposição aos 80, 90 anos é importante que cultive bons hábitos hoje, se alimente corretamente, assim você evitará doenças como colesterol, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre muitas outras doenças.

Beba muita água, você sabia que no nosso corpo existe um tecido que chamamos de fáscia?! E que 68% de toda água do nosso corpo se encontra neste tecido? A fáscia é essencial para quem quer ter bons movimentos e aliviar as dores e tensões. E ela é nutrida por tudo o que você ingere, tendo repulsa por glúten e açúcar.. Porém, só o movimento é capaz de fazer com que a fáscia se mantenha sempre nutrida e saudável, portanto, se movimente, caminhe, ande de bicicleta, faça Pilates, pratique atividade física.


O exercício físico no processo de envelhecimento é essencial, pois não contribui somente para te deixar forte ou mais flexível, ele te ajuda a manter seu corpo sempre saudável, para que ele suporte a demanda de suas necessidades no futuro. Porém, mais importante que fazer exercícios, é se preocupar na correta execução deles, pois lá na frente, o principal não será a carga que você suportará, mas sim a qualidade das suas articulações e de seus movimentos!


E claro, lembre-se de cuidar da mente tanto quanto do corpo. Tenha Hobbies, aprenda um novo idioma. Se conecte sempre com pessoas, saia com seus amigos, faça viagens, se cuide, vá ao salão de beleza, faça coisas que você gosta, ganhe tempo de qualidade com pessoas que você ama. Aprenda a apreciar novas coisas no seu caminho, olhar com outros olhos, se satisfazer em se conhecer, em se cuidar e se amar mais. Seu foco não deve estar apenas nos resultados de suas ações, mas sim em quanto esse autoconhecimento e investimento em si mesmo geram boas sensações, vibrações e assuntos muito mais positivos para serem compartilhados com outras pessoas.


Agora é hora de refletir: Com base no que tem feito por você mesmo no seu caminho do envelhecimento até hoje, como se imagina chegando aos seus 70, 80, 90 anos? Como você vai estar, será que ainda vai conseguir viajar, morar sozinho, ser independente? Ou precisará de ajuda para caminhar, comer, ir ao banheiro, coisas simples que fazem parte da sua funcionalidade? Você conhece alguém que sofre de dores, que já tem doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e nem chegou aos 65 anos ainda? Agora imagine essa pessoa cultivando os mesmos hábitos que teve até hoje, chegando a uma idade de 75 anos, por exemplo, qual a chance dessa pessoa chegar melhor lá do que está hoje? Nenhuma!


Talvez essa pessoa que você imaginou seja sua mãe, seu pai, sua tia, seu irmão ou até você mesmo. Se estas pessoas continuarem a ignorar o fato de que precisam se cuidar mais e melhor, podem ter uma desagradável surpresa, pois elas poderão precisar de muita ajuda futuramente, ajuda as vezes até para fazer as suas necessidades básicas e quem sabe essa ajuda precise vir de você ou do seu cônjuge, exigindo um gasto de energia física, mental, financeira, dedicação de tempo, abnegação de lazer e qualidade de vida e tempo com os demais membros da sua família.


O bom de tudo é que o caminho é você quem percorre. Tome consciência e tenha atitudes positivas. Aprenda a se cuidar mais e se autovalorizar sempre.


Isso é o que você pode fazer de melhor para realmente ajudar as pessoas ao seu redor a seguirem neste caminho do envelhecimento de uma forma muito mais saudável e feliz também.


Boa viagem!



Autora:


Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates.

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.