Joseph Pilates

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880, filho de um ginasta premiado e uma naturopata, ambas profissões que o moldaram para criar um método que unisse perfeitamente o ideal de um corpo e mente saudáveis.

Ele dedicou sua via para melhorar sua saúde, a qual era deficitária quando criança. Seu aperfeiçoamento nas áreas de anatomia física, biologia, fisiologia e medicina chinesa se deu desde sua adolescência, tendo relatos de trabalhos apresentados aos 14 anos.

Em 1912 foi para a Inglaterra, onde em 1914 foi preso com outros alemães. Mesmo confinado em campo de concentração, não abriu mão de se exercitar, iniciando o desenvolvimento de seu próprio método, que chamou de Contrologia. Ele cobrava a participação de todos os colegas, e para incluir os feridos, fez adaptações em camas e cadeiras com molas de colchão possibilitando atividade mesmo aos debilitados fisicamente (surgiram aí os primeiros equipamentos).

Com o fim da guerra voltou à Alemanha, onde deu continuidade ao seu projeto, ganhando fama local. Porém descontente com as questões políticas de seu país, mudou-se para os Estados Unidos em 1926, onde casou pela 3ª vez.

Ele e a esposa Anna Clara Zuener empreenderam juntos o método criado por Joseph, abrindo seu primeiro estúdio em Nova Iorque em 1929. Sendo que nos anos 60 sua fama já se espalhava para outras cidades.

A Contrologia ensina que a mente deve controlar os músculos. Onde se dá maior ênfase em exercitar os músculos do centro do corpo (Power House), pois são eles que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral, além de promover a consciência postural e da respiração.

Joseph morre em 1967, deixando seu legado nas mãos de sua esposa, que juntamente com alunos e seguidores difundiram o método, o transformando em uma atividade amplamente praticada em todo o mundo. O método vem evoluindo, incorporando os conhecimentos sobre o movimento humano, sendo que teve especial crescimento nessa área entre as décadas dos anos 70 e 80.

No Brasil,o método chegou na década de 90, mas somente se expandiu de fato, após o ano de 2010.

Por trabalhar com o peso do próprio corpo e ter baixo impacto, pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer tamanho e condição física, possibilitando os benefícios de uma vida melhor, mais ativa e equilibrada para todos.

Joseph Pilates estava certo quando disse: “As pessoas não vão entender o brilho do meu trabalho nos próximos 50 anos”. Mas esse tempo passou, e a cada dia mais o método vem sendo reconhecido como uma prática eficaz, que ajuda milhares de pessoas a viverem mais tempo, com menos dores, com corpo e mente mais saudáveis e com muito mais independência física.

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.