top of page

Está tentando perder peso e não consegue?

Atualizado: 16 de set. de 2019

Se você faz exercícios, cuida da alimentação e mesmo assim não alcança o peso desejado, pode ser por questões emocionais! Confira!



Você já parou para pensar que esse peso que não consegue perder pode ser emocional? Sim, e pode estar vinculado a basicamente TRÊS PONTOS:



1. Crenças de Merecimento e Capacidade.

Quanto você sente que merece chegar ao peso desejado? Ou quanto você se sente realmente capaz de alcançar ou talvez ultrapassar sua meta de perda de peso?


Comece a se observar e avalie se você costuma se sabotar por muito pouco, geralmente na reta final. Por exemplo: faltam apenas três quilos para chegar à sua primeira meta, mas você pensa e às vezes até verbaliza, que já está bom, que agora só faltam três quilos; e justamente aí, acaba "não resistindo" ou "batendo aquela preguiça" ou ainda surgem muitos motivos para estar estressada, ansiosa, nervosa, ocupada... enfim... motivos para justificar sua perda de foco. E aí volta a ganhar todos os quilos que já tinha perdido ou não perde mais nenhuma grama, o que te deixa ainda mais chateada com a situação e até com você mesmo. Isso é típico de pessoas que não se sentem merecedoras, e por esse motivo não se permitem ter essa satisfação, então quando ela parece próxima ou possível, é necessário fazer algo para evitar.


Outro fator muito comum nessa fase de estagnação ou retrocesso na perda de peso, é a dúvida sobre ser capaz de chegar onde se deseja.

Nesse caso, se você não sente que é capaz de perder esses quilos, você nem age para reduzir o peso, sempre adia o começo da dieta ou da atividade física, ou começa e permanece no tal efeito sanfona, onde emagrece e volta ao peso inicial. Ou seja, novamente se encontra em um comportamento de autossabotagem, o qual geralmente é um ato completamente inconsciente, que não se percebe facilmente, que já se tornou um hábito.

Por isso a dica para você que se percebe vivendo dessa forma é:


Se observe, se conheça! Traga para consciência esses comportamentos nocivos, só assim é possível eliminá-los! Porque a mudança acontece a partir do que você sabe de novo, além da sua vontade e das suas ações em prol dela.

É um exercício contínuo para mudar seu comportamento, seus pensamentos e sentimentos em relação a como você se vê e se sente.


E atenção! Hoje estamos falando do impacto das crenças de merecimento e capacidade na perda de peso, mas elas geralmente são refletidas em várias áreas da vida! Perceba-se!



2. Motivo para comer


Você já se perguntou o que você alimenta (de verdade) quando come? Será mesmo só uma necessidade fisiológica, ou busca alguma outra saciedade?

Às vezes o que comemos é apenas um meio para suprirmos nossas carências, que podem ter sido originadas por algum abandono vivido ou mesmo por falta de carinho e amor durante a infância. Então você sempre se pega fugindo da dieta ou de uma boa alimentação, porque tem necessidade de uma sensação que o alimento te proporciona, podendo ser desde alimentos específicos, como os tentadores doces, até o hábito de repetir sem necessidade suas refeições.


E se for isso que acontece com você a dica é:


Foque na mudança, trazendo para à consciência esse ato do porque você está comendo ou precisa comer. No momento em que você compreende que a comida não irá saciar aquelas faltas passadas, e que hoje você é amado, tem apoio e em quem confiar, você toma o poder de decidir não comer aquele alimento, ou naquela quantidade ou naquele momento.


A tarefa na prática não é tão fácil quanto se gostaria que fosse, mas existem muitos profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas que podem ajudar bastante, tais como nutricionistas, coaches, psicólogos, treinadores físicos entre outros.





3. Mágoas guardadas

Seu peso pode ser magoas que você ainda não digeriu!


Sim! Podem até estar esquecidas, mas certamente te fizeram muito mal, e você ainda não perdoou verdadeiramente e então ela ou elas estão aí, fixadas em seu inconsciente e norteando seus comportamentos.

Por isso te pergunto: O que aconteceu ou vem acontecendo na sua vida que você não consegue digerir?

Saiba que a única forma de se liberar desse pesinho aí de magoa é perdoando e aceitando o que aconteceu. Afinal já ficou no passado, não tem mais como mudar, então porque deixar isso continuar a te fazer mal? Talvez você seja a única pessoa que está sofrendo por isso, pois quem fez nem saiba, ou nem lembre direito o quanto isso te machucou, o que significa que você está carregando o peso sozinha.


Além disso, muitos estudos revelam, que a falta de perdão pode levar à doenças muito mais graves do que o sobre peso, como por exemplo diversos tipos de cânceres. Mais um motivo para você exercitar o perdão e deixar o passado no passado, pois você só pode mudar o seu presente, o aqui e agora.



Tenho certeza que esse texto te revelou novas e boas possibilidades e que pode te ajudar a trazer à consciência coisas escondidas no seu inconsciente para que você consiga mudar alguns dos seus comportamentos que geram sofrimento em superação e vitórias.



E o que fizer, faça por você, por sua saúde física e mental! Não queira perder peso simplesmente para agradar outras pessoas ou para se enquadrar em um padrão imposto pela sociedade.


Lembre-se que não existe ninguém que mereça mais, que seja mais capaz de controlar seus comportamentos, pensamentos e sentimentos para transformar a sua vida do que você mesmo!


Tem algum comentário ou dúvida? Me escreva que ficarei muito feliz em te responder!

Se gostou, curta e compartilhe!


Fique bem e até a próxima.



Autora:

Laís Hack

Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoais, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional.

0 comentário
bottom of page