03 Dicas para Evitar Dores nos Ombros

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Seu ombro é composto por várias articulações que se conectam a vários tendões e músculos. A complexidade do seu ombro é o que lhe permite fazer muito com os braços. É também a razão pela qual muitas pessoas sofrem dores e lesões no ombro.


A dor crônica no ombro geralmente resulta de movimentos prolongados, repetitivos ou com amplitudes maiores que as recomendadas. Às vezes, esse tipo de dor é chamado de Distúrbio Osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT).

Fonte: www.ativo.com

Os DORTs são frequentemente causados ​​por tarefas no trabalho. Atividades pequenas e repetitivas podem sobrecarregar os músculos e tendões da parte superior do corpo, incluindo o ombro.


Algumas atividades que podem desencadear as lesões:

  • Usando um mouse de computador;

  • Passando itens em um carrinho de supermercado;

  • Manuseio e transporte de cargas pesadas;

  • Usando maquinaria industrial

Causas de dor crônica no ombro:

A dor no ombro geralmente se desenvolve gradualmente, e não ao mesmo tempo. Pode ser difícil identificar a causa exata de sua dor.


As fontes potenciais de dor no ombro relacionadas ao trabalho incluem:

  • Posturas inadequadas;

  • Trabalho com os braços acima da linha dos ombros;

  • Força ou pressão no ombro, mesmo em pequenas quantidades;

  • Carga estática, quando seus músculos precisam manter seu corpo em uma posição por um longo tempo;

  • Vibração mão-braço, como vibração causada por uma ferramenta elétrica;

  • Vibração de corpo inteiro, como vibração causada pela condução em estradas irregulares;

  • Exposição a temperaturas extremas.

Trabalhos fisicamente intensos não são os únicos que podem causar dor e lesões no ombro. Os trabalhadores de escritório também têm um alto risco de desenvolvê-los.


Um grande número de DORTs está relacionado ao computador.

Prevenção da dor crônica no ombro

Para minimizar a dor no pescoço e no ombro siga alguns passos:

  • Observe sua postura;

  • Otimize seu espaço de trabalho;

  • Reduza o estresse que suas rotinas diárias exercem sobre seu corpo.


Confira as 03 dicas chaves para se evitar esse tipo de dor:

1. Sente-se corretamente

Esteja ciente de como você se senta o dia todo. Quando você está sentado em sua mesa, os pés devem estar bem apoiados no chão ou em um apoio de pé; a coluna deve estar apoiada; assim como os cotovelos, que devem estar apoiados e próximos ao seu corpo; os punhos e mãos devem estar alinhados com os antebraços e os ombros devem estar relaxados.


Fonte: www.tuasaude.com

2. Faça pausas

Durante cada intervalo, mexa as mãos e os braços. Além disso, relaxe os olhos, a cabeça e o pescoço redirecionando a visão para outro ponto. De vez em quando, deixe sua mesa e dê uma caminhada.


3. Cuide do seu corpo

Geralmente, nossos ombros não estão no topo de nossas listas como prioridade para o exercício... não é mesmo??? No entanto, se você machucasse seu ombro, notaria imediatamente sua importância.


O treinamento do ombro tem vários benefícios além da estética; melhora a postura e fortalece os músculos em torno da articulação do ombro, criando mais estabilidade e uma melhor estrutura corporal, assim, evitando o risco de lesões.


LEMBRE-SE!

À medida que a fadiga se instala ao longo do dia, tendemos a relaxar, piorando a postura e a tensão no corpo.

A boa postura contínua é essencial para evitar e aliviar a dor no ombro.


Espero ter te inspirado a pensar e agir mais na prevenção! Mas, caso você já sofra com dores nos ombros, ou ainda, tem crises com frequência, saiba que há formas de tratar muito mais naturais e eficientes que apenas medicamentos e cirurgias!


Descubra você também que o "movimento consciente" é capaz de curar!


Ficou curioso? Deixe sua dúvida nos comentários! ;)


Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

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