top of page

03 Dicas para usar o celular sem gerar dores, desconfortos ou lesões futuras!


Com mais e mais pessoas utilizando celulares e gastando muito tempo enviando mensagens, e-mails, usando as redes sociais, lendo e navegando na Internet, o número de queixas e lesões, principalmente nos membros superiores e coluna cervical, estão aumentando, quando associados ao uso de celulares e dispositivos móveis.


Algumas das lesões mais comuns relacionadas ao uso excessivo de telefones celulares e à ergonomia inadequada incluem:

  • Síndrome postural cervical, torácica ou lombar;

  • Protuberância do disco cervical, também pode acometer outra região da coluna;

  • Cefaleia cervicogênica;

  • Tendinite do polegar;

  • Síndrome do túnel do carpo;

  • Tendinite do punho, entre outras.

Além das lesões comuns relacionadas ao uso excessivo e à postura, também existe o risco de lesões agudas causadas pelo uso de celulares em situações de risco – que exigem sua atenção total –, como durante a condução ou caminhada (principalmente em superfícies irregulares), e também ao desempenhar alguma tarefa no trabalho que demanda concentração.


É importante estar ciente dos riscos associados ao uso de um dispositivo móvel e tomar medidas saudáveis ​​e de segurança para evitar possíveis problemas, um descuido pode ser fatal.


A postura, curvada sobre uma tela minúscula usando polegares para digitar, geralmente assumida durante o uso de um celular, não é natural e pode resultar em vários desconfortos e lesões relacionadas ao uso excessivo e à postura.


A coluna vertebral não foi projetada para ser mantida em posturas inadequadas por longos períodos de tempo e nossos polegares não são feitos para realizar tarefas repetitivas, por longos períodos de tempo, em uma área tão pequena.

Fonte: www.gndi.com.br
Fonte: www.gndi.com.br

Aqui estão algumas dicas posturais para o uso mais adequado dos dispositivos móveis:


1. Alterne entre usar os polegares e outros dedos para digitar:

Sempre que possível, use os outros dedos para digitar, em vez dos polegares. Isso pode ser feito colocando o telefone em uma superfície firme, se você estiver mandando mensagens a superfície deve ser posicionada para incentivar uma postura espinhal ideal, com a coluna alinhada, ou segurando o telefone com uma mão ao nível dos olhos ou ligeiramente abaixo. Também é interessante alternar as mãos, não sobrecarregando somente uma.


2.Mantenha os punhos relaxados e o mais alinhado possível:

Minimize a tensão nos punhos, dedos e polegares usando a posição neutra ao segurar o dispositivo. Uma angulação neutra é alcançada quando o punho está relativamente reto (ou dobrado levemente para trás, ou seja, até 30°) e não dobrado em nenhuma outra direção. Se você mantiver os punhos dobrados excessivamente enquanto estiver usando um dispositivo móvel, seus dedos e/ ou polegares terão que trabalhar muito mais do que com um punho neutro.


Fonte: www.doutorhernia.com.br
Fonte: www.doutorhernia.com.br

3.Mantenha uma postura espinhal na posição vertical:

Evite olhar para baixo, pois isso estressa a cervical e ainda tende a arredondar os ombros. Isso pode levar a dores no pescoço, ombros ou parte superior das costas. Evite segurar o telefone no colo ou abaixo da altura do peito. Tente manter o telefone no nível do peito, queixo ou olho para minimizar a curvatura do pescoço e manter a postura ideal. Se o telefone estiver abaixo do nível dos olhos, olhe para baixo com os olhos e não com o pescoço. E evite usar o telefone para um lado do corpo com o pescoço em rotação.



Alguns exercícios simples, com micro movimentos são muito importantes e podem fazer toda a diferença:

1. Toque em cada dedo com o polegar da mesma mão;

2. Toque alternadamente a palma da mão e o dorso da mão contra a coxa;

3. Abra as mãos e afaste os dedos o mais longe possível;

4. Dobre as mãos juntas; vire as palmas das mãos para longe do corpo enquanto estende os braços para frente. Você deve sentir um alongamento suave.


Importante ressaltar que além das orientações acima, é necessário ficar atento ao tempo que utiliza o aparelho. Usar os dispositivos móveis em excesso pode causar desconfortos, inicialmente, que podem evoluir para lesões mais graves.


Seja consciente e use com segurança.


Gostou das dicas? Tem alguma dúvida relacionada a esse assunto? Ou algum outro tema que gostaria de saber mais? Mande pra gente! Até a próxima!




Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

0 comentário
bottom of page