top of page

A Cebola e o Autoconhecimento. O que têm em comum?


Muitas pessoas me procuram querendo uma solução para seus problemas de forma instantânea, sem esforço e nem dor. E como tudo começa no centro de cada um, o Autoconhecimento é um caminho obrigatório. Então, toda vez que me questionam, sobre como trilhá-lo, lhes falo sobre a cebola.


A cebola tem várias camadas, seu cheiro gera repulza em algumas pessoas, e há uma substância que ela solta ao ser cortada que facilmente gera lágrimas quando em contato com os nossos olhos. Além disso, por mais que nos mostre parte de suas raízes, outra parte muito importante dela, esta dentro de suas camadas, no mais profundo de seu interior. E, por fim, para ser agradável de comer, ela precisa passar por alguns processos, seja cozimento, adição de tempero e assim por diante. E após isso, ela está pronta para juntar-se a outros ingredientes, se tornando parte de uma receita deliciosa, que gera saciedade e alegria para quem à degusta.


O ser humano tem muito mais da cebola do que imagina. Também somos feitos de camadas! Ano após ano, experiência após experiência, fortes traumas e alegrias imensas! Tudo faz parte de quem os viveu. Claro, muitas coisas se tornam perdidas ou esquecidas, ocultadas por camadas mais recentes, mas continuam lá!


Por isso, costumo usar a metáfora da cebola para exemplificar como será o trajeto do autoconhecimento! Afinal, não nos conhecemos de um dia para o outro, já que são muitas camadas sobrepostas para considerar.


O Autoconhecimento é um processo. Para passar para a próxima parte, precisa conhecer e entender a camada que esta agora. E por mais desafiador que seja esse processo de se conhecer e de se aceitar, ele precisa ser feito, ou a angústia, o medo e a revolta podem tomar o controle da sua vida nos momentos turbulentos.


No caminho do autoconhecimento, as lágrimas irão correr no seu rosto, a dor vai ser inevitável em alguns pontos. Mas, se você se permitir viver esse percurso, aprenderá a transformar essa dor na solução que buscava e não sabia, pois acredite, seus recursos são a outra face dessa moeda.


Você precisa se conhecer e entender porque age da forma que age! Você só emite esses comportamentos atuais porque está tentando proteger algo que para você tem muito significado, mesmo que tudo isso seja inconsciente, o que geralmente é.


E quando descobrir o que é, estará pronto para se transformar em algo ainda melhor, mais agradável de conviver e mais satisfeito com seus resultados. Mas este caminho só será possível quando tirar a responsabilidade do que vem vivendo dos outros, talvez do esposo(a), filhos, governo, Deus, enfim tudo!


Você é o único responsável por seus resultados e se está passando por momentos desafiadores, saiba que você se colocou aí! Não puna os outros por suas escolhas, não machuque quem convive com você por causa de seus vícios.


Se conheça, se aceite, mude, evolua, descubra o que te move verdadeiramente e não teoricamente, e então descobrirá o real significado de sempre estar se conhecendo e passando para a próxima camada da felicidade e plenitude.


Eu posso te garantir que vale a pena, não porque estudei para isso, mas sim, porque vivi e vivo isso! Não deixe mais seus sentimentos e pensamentos controlarem seus dias, seja um agente ativo no seu caminho.



Autora:


Laís Hack

Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoal, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional. Além de Analista corporal e comportamental.

Instagram: @lais_hack

Facebook: @Coach.LaisHack

0 comentário
bottom of page