top of page

A Prática do Pilates para Conexão de Corpo e Mente!

O Pilates pode ser usado para bem mais que apenas um exercício físico. Qualquer pessoa que o pratica, com esse foco, há pelo menos alguns meses, sabe que o Pilates não apenas trabalha o corpo, mas também limpa sua mente e fornece energia e serenidade interior.



Mas o que há de tão especial no Pilates? Vejo nos meus atendimentos aqui no Zentrum, que a maioria das pessoas vêm à uma aula de Pilates para cuidar do corpo, aliviar dores nas articulações e desconfortos, reabilitar após uma cirurgia ou melhorar seu desempenho atlético. E certamente, o Pilates pode fazer tudo isso!


Mas a parte mais surpreendente acontece quando os alunos começam a ver mudanças não apenas em seus corpos, mas também em suas mentes, em suas emoções e em suas vidas.


O mundo moderno está cheio de distrações, tensões e caos. Cada um de nós está procurando um estado pessoal de paz e tranquilidade que nos ajude a entender tudo o que está acontecendo em nossas vidas. Ao procurar esse equilíbrio interno, geralmente consideramos técnicas populares de auto-aperfeiçoamento, como meditação, simplificação, afirmações etc., mas raramente consideramos qualquer forma de exercício como uma ferramenta viável para nos ajudar a equilibrar nossas vidas.


Agora vou apresentar para vocês, dados científicos, que comprovam o porque precisamos trabalhar corpo e mente, juntos! E como já mencionei, o método Pilates pode e deve ser usado para isso!



- Melhorar sua memória

Segundo estudos, a partir dos 20 anos, a maioria de nós começa a perder cerca de 1% do volume do hipocampo, uma parte do cérebro responsável pela memória e pela função cognitiva. Nossos cérebros estão literalmente encolhendo. Durante muito tempo, os cientistas pensaram que nascemos com um certo número de células cerebrais, mas recentemente descobriram que nosso cérebro poderia criar novas células, diminuindo a velocidade ou revertendo o encolhimento cerebral.


O que isso significa para você? Significa melhor memória, menores riscos da doença de Alzheimer, melhor aprendizado e solução de problemas, e muito mais. Várias pesquisas recentes demonstraram que o exercício melhora a neurogênese (criação de novas células cerebrais), além de proteger as células existentes. As mudanças são mais visíveis no hipocampo, a região responsável pelas lembranças e pelo aprendizado.


- Treinar seu cérebro

Aprender uma nova atividade é uma parte importante da aptidão do cérebro. Mas a maioria de nós não tem várias horas por semana para aprender a fazer malabarismos ou assumir um novo hobby. Um programa de exercícios, no entanto, pode ser o caminho certo para realizar várias tarefas ao mesmo tempo - beneficiando nosso corpo e nossa mente.


Se você começar a automatizar o seu treino - como correr em uma esteira enquanto assiste TV, fazer repetições na academia sem se concentrar ou voar pela mesma sequência de Yoga todas as semanas, reduzirá o benefício do seu treino pela metade.


Aprender um novo movimento ou uma nova modificação na rotina de Pilates, como fazemos, fornece exatamente o efeito que estamos procurando, desafiando o corpo e a mente ao mesmo tempo.



- Ativação muscular mais profunda significa melhor função do sistema nervoso


Toda vez que nos movemos, usamos várias áreas específicas do nosso cérebro. O cérebro envia um impulso através da medula espinhal para as fibras musculares.




Quando você aprende a envolver voluntariamente certos músculos (como a ativação profunda do núcleo no Pilates), você dispara uma corrente de movimento que pode estar adormecida há muito tempo.


Você sabia que seu núcleo é composto por 29 músculos e não apenas um pacote de seis? Aprender a usá-los é uma limpeza para o sistema nervoso.


Um sistema nervoso saudável significa melhor comunicação entre o cérebro e outras partes do corpo, além da liberação de hormônios que combatem o estresse e estimulam o humor.

Viu só como exercitar o corpo é de extrema importante para a mente?


Deixe seu corpo e mente aproveitar tudo o que o Pilates pode oferecer!


Você pode, também, vir fazer uma aula de Pilates comigo, e descobrir como otimizamos resultados mentais e emocionais através do método aqui no Zentrum!



Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

0 comentário
bottom of page