top of page

Alívio de tensões através da Fisioterapia e a Liberação Miofascial


FONTE: XAVIER, THIAGO RIZAFFI 2020 - Disponível em: https://institutofisiolife.com.br/blog/como-lidar-com-as-tensoes-  musculares/32
Fonte: FONTE: XAVIER, THIAGO RIZAFFI 2020 - Disponível em https://institutofisiolife.com.br/blog/como-lidar-com-as-tensoes- musculares/32

Quem nunca sentiu o corpo sobrecarregado, cansado e dolorido após um dia intenso e cansativo de trabalho?


Com o dia corrido e recheado de estresse e preocupações, muitas vezes geramos tensões musculares decorrentes de uma má postura ou movimentos monótonos e repetitivos, gerando limitações ou desconfortos durante alguma atividade, não é mesmo?


Na fisioterapia existe diversas técnicas que visam aliviar essas tensões geradas no dia a dia. Uma dessas técnicas é chamada de liberação miofascial.


Já ouviu falar? Sabe o que é, e como funciona? Se a resposta for não, te convido a seguir com a leitura.


FONTE: BARBOSA, AUGUSTO 2020 Disponível em: https://www.reactive.com.br/artigos/fisioterapia/fascias-sua-importancia/
FONTE: BARBOSA, AUGUSTO 2020 Disponível em: https://www.reactive.com.br/artigos/fisioterapia/fascias-sua-importancia/

A liberação miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, proporcionando relaxamento muscular e maior mobilidade das articulações.





Essa técnica permite mobilizar a fáscia através de pressões aplicadas sobre o local lesionado, liberando tensões causadas pelo acúmulo de toxinas na fáscia, que é uma fina membrana do tecido conjuntivo que protege e reveste grupos musculares por todo o corpo. Sua elasticidade e resistência permite o deslizamento perfeito dos músculos.


No entanto, se a tensão desta fáscia é importante para a coordenação do movimento, logo, a perda da sua elasticidade reduz a capacidade de movimentos amplos e flexíveis. FERREIRA, et al (2021).


Quando essa fáscia está tensionada, pode gerar desconforto, como dor e limitações funcionais, afetando a qualidade de vida diária do indivíduo.


A liberação desses pontos de tensões pode ser feita manualmente com uso de pressão e deslizamento, instrumental e terapia com ventosas.

A fisioterapia, visando tratamento preventivo e conservador, como a liberação miofascial instrumental ou manual, pode auxiliar:

- na melhora do quadro álgico do paciente (alívio de dores);

- melhora da flexibilidade;

- aumento da amplitude de movimento, melhorando a performance desses músculos, e,

- como consequência, aumentar a qualidade de vida, tornando o corpo mais equilibrado e saudável.


Quer saber mais sobre essa técnica que vem ajudando muitas pessoas que buscam aliviar suas tensões e melhorar a qualidade de vida? Entre em contato conosco, podemos te ajudar.


ree

Autora:

Dra. Ediany Leticia Porto Teles

CREFITO 295300-F


Fisioterapeuta; em formação na especialização de reabilitação vestibular;

Instrutora de Pilates na clínica Zentrum Pilates e bem-estar. Brusque/SC

 
 
 

Comentários


bottom of page