top of page

Ansiedade, Depressão e Fibromialgia: Entenda o que a Fáscia tem haver com essas disfunções sérias.

Em nosso corpo, na fáscia, existem vários nervos, não só os que dão a sensação de dor ou desconforto, mas também os nervos com função interoceptivas, os que informam sobre as condições do corpo, em sua busca pelo equilíbrio em suas necessidades fisiológicas.


Fonte imagem: Low Pressure Fitness


Muitas dessas terminações se encontram nas fáscias viscerais, que integram uma parte importante do nosso cérebro entérico, ou seja, é uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo e faz parte do nosso sistema nervoso autônomo. Outros neurônios também se localizam nas fáscias intramusculares.


Esses neurônios passam a informação de calor, náuseas, fome, dor, esforço, peso ou leveza, bem como os sentimentos de pertencimento ou alienação relacionados a regiões específicas do corpo. (Craig, 2002)



Os estímulos neurais dessas terminações nervosas, mais interoceptivas, não seguem as mesmas vias que os neurônios de propriocepção, são projetados para o córtex insular.


Essa área cortical esta associado a preferências sentimentais e emocionais.




Relacionado com processos interoceptivos, incluindo anorexia, ansiedade, depressão, síndrome do intestino irritável e possivelmente a fibromialgia.


Então manter sua fáscia saudável não é só se alimentar bem, manter movimentos eficientes, mas também olhar para si e se permitir ser gentil com seu corpo, prestar mais atenção nele, dedicar tempo.


“É o tempo que dedicaste a tua rosa, que a fez tão importante” (Antoine de Saint-exupéry)

Assim se explica a importância desses momentos de olhar para si, prestar atenção no seu corpo, não só nas suas posturas, mas em suas vísceras e movimentos mais internos.


Aqui no Zentrum, focamos em realizar esses momentos especiais em nossas aulas. Pois é papel do instrutor de movimentos ajudar nesse refinamento do paciente/aluno para o despertar do seu corpo, gerando saúde e paz interior!


Precisamos reconhecer, que somos físico, mas somos mental, emocional e espiritual também. Tudo junto, sem separações. Quanto mais conectadas e satisfeitas todas essas áreas, maior é a realidade de bem-estar e saúde que perceberemos!


Então, você já tinha pensado dessa forma? Qual sua opinião sobre esse assunto?


Autora:

Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.



Referência bibliográfica:

Schleip, Robert, 2020

0 comentário
bottom of page