As 03 dicas para aliviar dores nas costas, ombros e punhos para quem trabalha muito tempo sentado!

Se você fica sentado atrás de uma mesa por longos períodos, pode estar submetido à uma carreira com grandes desconfortos nas costas, pescoço e punhos.


E é um engano achar que cuidando apenas da sua postura está tudo resolvido. Porque para manter uma boa postura, com máxima naturalidade possível, precisamos estar atentos à Ergonomia dos espaços de vivência!


Por isso, a ergonomia adequada no escritório - incluindo altura correta da cadeira, espaçamento adequado dos equipamentos e boa postura na cadeira – é de extrema importância e pode ajudar você e suas articulações a permanecerem confortáveis ​​no trabalho.


Fonte: www.beecorp.com.br


Pronto para transformar seu espaço? Então confira essas dicas super práticas!


1) Torne seu ambiente de trabalho mais confortável:


Mesa - verifique se há espaço para as pernas, joelhos e pés. Se a mesa estiver muito baixa e não for ajustável, adapte colocando blocos resistentes ou algo semelhante sob as pernas da mesa. Se a mesa estiver muito alta e não puder ser ajustada, levante sua cadeira e use um apoio para os pés, conforme necessário. Se a sua mesa tiver uma borda com quina viva adapte com quebra-quina ou apoio de braços, deixando mais confortável.


Cadeira - escolha uma cadeira que suporte suas curvas naturais. Ajuste a altura da sua cadeira para que seus pés repousem no chão ou em um apoio para os pés e suas coxas fiquem paralelas ao chão. Ajuste os apoios de braços para que seus braços repousem sobre eles com os ombros relaxados. Vale ressaltar que a altura dos ajustes se modifica conforme a estatura de cada pessoa.


Apoio para os pés - se a sua cadeira estiver muito alta para que você descanse os pés no chão - ou a altura da mesa exija que você aumente a altura da cadeira - use um apoio para os pés. Além disso, ele auxilia no retorno venoso, bem como, dá mais conforto para as pernas e pés.

2. Faça dos equipamentos uma extensão da sua postura:


Monitor - coloque o monitor diretamente à sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou ligeiramente abaixo dele. O monitor deve estar atrás do teclado. Coloque o monitor de forma que a fonte de luz mais brilhante fique ao lado, evitando reflexos.


Teclado e mouse - coloque o mouse ao alcance fácil e na mesma superfície do teclado. Utilize apoio de teclado e mouse pad, que auxiliam a manter o posicionamento dos punhos neutros. Ao digitar ou usar o mouse a parte superior do braço próxima ao corpo e as mãos iguais ou ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos. Use atalhos de teclado para reduzir o uso estendido do mouse.


Confira na imagem abaixo os detalhes do que falamos até agora!

Fonte: www.luminiprojetos.com.br

3. Pense no uso dos acessórios e equipamentos auxiliares com atenção:


Objetos principais - mantenha objetos importantes como telefone, grampeador ou materiais impressos próximos ao corpo para minimizar o alcance. Levante-se para alcançar qualquer coisa que não possa ser alcançada confortavelmente enquanto está sentado, evitando amplas inclinações e torções de coluna, como por exemplo impressões em impressora compartilhada.


Telefone - se você costuma falar ao telefone e digitar ou escrever ao mesmo tempo, coloque o telefone no alto-falante ou use um fone de ouvido em vez de colocar o telefone entre a cabeça e o pescoço.


Viu como é simples? Pequenos ajustes podem fazer toda a diferença.

Vale a pena tentar!


Agora é com você! Faça suas mudanças e conta aqui sua experiência!


Abraços. Até a próxima!


Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F



Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.