As cinco formas de se sentir amado(a)

Atualizado: 16 de Set de 2019



Muito se fala sobre amor nos dias atuais, mas poucas pessoas buscam saber o que é amor. Sei que parece loucura tentar defini-lo, mas amor, é a junção de atos e palavras, que aos poucos vão construindo e fortalecendo um relacionamento, seja familiar, conjugal ou de amizades.


E isso, de agir e falar, vêm se tornando atos desafiadores para muitos. Pois poucas pessoas se permitem ser vulneráveis, mesmo para quem dizem que amam muito! E uma das consequências disso, é não se falar sobre. Alguns até buscam demonstrar amor por meio de suas ações, mas se não for à forma do outro se sentir amado, será em vão.


Nossa sociedade insiste em afirmar, que devemos fazer para o outro o que desejamos que seja feito para nós, mas essa afirmação não cabe em sua totalidade. Claro que devemos respeitar o outro e buscar sempre fazer o bem, contudo somos seres únicos, e isso nos torna tão especial e digno de ser amado pelo outro da forma que nos sentimos verdadeiramente amados e vice versa. E isso só será possível se falarmos com o outro sobre o amor e estar atento às necessidades de ambos. Assim conseguirão demonstrar o amor de forma mais assertiva e se sentirem amados com mais frequência.




“Se desejamos um relacionamento, precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo” Gury Charpman


E pensando nisso o escritor Best Seller, Gury Charpman, definiu cinco formas de demonstrar o amor e também de se sentir amado. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:


1ª) Palavras de afirmação:


São aquelas palavras bondosas, de encorajamento, de solicitações (não imposições) e validação. Pessoas que têm essa forma como uma das principais formas de sentir amado, gostam de perceber, e principalmente ouvir, o outro dizer o quanto ele é capaz de realizar e conquistar, que o que ela fez foi bom e como ajudou o outro, essas palavras servem como um combustível para ele continuar realizando. Por exemplo: “Meu amor, eu te amo porque você é uma pessoa doce / boa / honesta / um bom pai /uma boa mãe, etc...”


2ª) Tempo de qualidade:


Momentos onde a pessoa se sente importante, onde a atenção está direcionada para ela. Pessoas que se sentem amadas dessa forma não gostam de simplesmente sentar no sofá e assistir televisão, pois o foco esta na televisão e não nela e na pessoa com quem esta dividindo este momento. São pessoas que gostam de falar delas, do dia que tiveram, e ouvir o outro. Geralmente, não costumam precisar de muito tempo para isso, mas sim de um tempo suficiente para compartilhar de seus interesses e afazeres com quem ama e confia.



3ª) Receber presentes:


Para quem se sente amado dessa forma, receber algo em mãos, o faz se sentir querido e lembrado. Por isso esta forma de amor não pode ser considerada como fútil, pois tem o poder de fazer o outro se sentir importante. Ela também pode ser expressada e sentida quando alguém se faz presente com ela em tempos difíceis. Para Gury Charpman, é a forma visual do amor e por isso tão significativo para muitas pessoas.


4ª) Atos de serviço:


Podem ser os mais variados possíveis, desde o auxilio na organização e limpeza da casa, como preparar uma refeição, levar os animais para passear... Enfim, qualquer ação que o beneficie direta ou indiretamente, sendo que para serem realizadas, demandaram ser pensadas, planejadas e executadas com uma boa intenção e positividade. Ou seja, não adianta ajudar e reclamar, ou cobrar retorno depois. Precisa ser algo sincero e sem pretensões para realmente significar amor para quem o sente desta forma.


5ª) Toque físico:


Ele comunica um amor emocional e é usado em qualquer cultura para demonstrar afeto, principalmente no desenvolvimento infantil. É uma demonstração muito poderosa, pois o toque faz o outro sentir diversas emoções, boas ou ruins. Por isso um abraço, um beijo, um afago nos cabelos ou carinho na face são tão poderosos, principalmente para quem tem essa forma de se sentir amado como uma de suas principais.


Agora que conhece um pouco de cada linguagem, busque identificar quais são as suas formas de se sentir amada. Teremos sempre duas predominantes! E depois, comunique para seu par a sua forma de se sentir amada e identifique a dele também! Pois assim garantirá que sempre vai estar fazendo o outro se sentir amado e você também poderá se sentir assim!!


Essa fórmula serve para manter, fortalecer e até mesmo restaurar, qualquer tipo de relacionamento!


Por isso preparei um presente para você!

Um teste para que você identifique qual a sua principal forma de se sentir amado.

http://bit.ly/TesteFormasdeSentir-seAmado


E então? Gostou dessa leitura?

Compartilhe comigo suas dúvidas e opiniões! Ficarei feliz em falar mais sobre esse assunto, que é tão simples e puro, que nós humanos, acabamos complicando sem razão!


Autora:




Laís Hack

Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoal, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional.


E-mail: Lais_hack@hotmail.com

Instagram: @lais_hack

Facebook: @Coach.LaisHack

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.