top of page

As vantagens e desvantagens da ignorância.


Calma! Não se assuste com esse tema! No nosso dia a dia, muitas pessoas confundem o verdadeiro significado da palavra "ignorância". Então para começarmos bem, veja o que diz no dicionário:


Ignorância é o "estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo"; "estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática".

O que trago para você, como Coach que sou, é a informação de que precisamos perceber se neste momento da vida, estamos vivendo na ignorância de nós mesmos, ou não. Porque isso é uma escolha, muitas vezes inconsciente, feita por diversos motivos, mas todos, de alguma forma, trazem um "benefício". Afinal, quando não se sabe o significado das coisas, pode-se interpretar de diversas formas. Vou te dar um exemplo:


Vamos usar uma máxima muito comum em nosso país, que é "todo ou no mínimo a massa maioria dos políticos são corruptos, pois roubaram ou ainda roubam o dinheiro do povo".


Ser ignorante sobre o verdadeiro significado de "corrupto ou corrupção", muitas vezes é confortável, porque ser corrupto não é apenas roupar dinheiro, tem haver com modificar/adulterar as características originais de algo, ou seja, não cumprir com algo previamente acordado. No caso dos polítivos, como eles estão lá para fazer valer as leis e gerir da melhor forma possível nosso país, quando desviam dinheiro ou se beneficiam do poder, descumprem com esse acordo e isso os faz corruptos.


No nosso dia a dia, vemos muito mais corrupção do que admitimos, porque escolhemos ficar na ignorância, por ser conveniente não ter que infrentar pensamentos e principalmente pessoas do nosso convívio.

Quantas pessoas se ofenderiam se alguém os chamasse de corrupto por não cumprir um acordo? Muitas! Porque? Porque preferem a vantagem de se manterem na ignorância, primeiro do que é corrupção, e segundo do que vem fazendo realmente de sua vida, nos detalhes, nas atitudes que muitas vezes só o íntimo do seu ser sabe de verdade.


E aí, vem a segunda triste parte da ignorância: A ausência de consciência e vício em manter-se na ignorância. E isso faz com que uma pessoa dessas, que é confrontada, se coloque em uma posição de vítima, lançando a atenção para outra frente, não adimitindo que algo está errado e que precisa ser mudado, ou no mínimo reconhecido e reparado. Desta forma, pode continuar agindo de acordo com próprio umbigo, deixando de evoluir e se tornar uma pessoa melhor e que nutre relações mais saudáveis.


Veja: aqui estou usando o exemplo de ser ignorante ao que é corrupção, mas o estado de ignorância pode ser para qualquer aspecto da vida, seja familiar, profissional ou mesmo pessoal ou sobre as crenças em si mesmo!


E como adultos, temos outra responsabilidade, um dos motivos de continuar meu trabalho levando consciência para as pessoas: o ser humano aprende por repetições de padrões, que são criados por meio do que vemos, ouvimos e sentimos e, se não mudamos esse comportamento hoje, estaremos sim, influenciando negativamente outras gerações, principalmente nossos filhos e crianças que se inspiram em nós.


E por fim, a ignorância se torna ainda pior, quando, conscientemente, desejamos mantê-la em nossa vida pessoal. Quando não queremos de fato olhar para nossos relacionamentos como família, trabalho, amigos e nós mesmos. Pois assim, a responsabilidade de mudança sempre fica com o outro. O problema, é que esperar pelo outro, talvez o resultado não seja o que você queria ou mesmo nunca aconteça.


Eu sei que tomar consciência das coisas pode ser dolorido, pode e vai ter que mexer em algumas feridas que ainda doem, mas esse é o único jeito de ser verdadeiramente sincero com você mesmo e com os relacionamentos que compõem a sua vida.


Enfrente seu medo, quanto mais você o enfrenta menor ele fica, e assim mais luz chega até você. Pois poderá tomar decisões mais sabiamente, uma vez que puder enxergar mais questões que vão influenciar nas suas escolhas. Ser vítima da vida pode parecer bom agora, mas se colocar neste papel não te isola dos resultados que vêm com essa decisão.



Lembrando que a ignorância vai sempre existir, independente da classe social ou nível de escolaridade, pois ela esta relacionada com a decisão de olhar verdadeiramente para as coisas e sempre buscar ver uma verdade por diversos ângulos. Não nos tornamos sábios da noite para o dia, a consciência é um caminho longo e cheio de desafios, onde seu segredo esta no trajeto e não apenas na chegada.


Autora:

Laís Hack

Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoal, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional. Além de Analista corporal e comportamental.

Instagram: @lais_hack

Facebook: @Coach.LaisHack

0 comentário
bottom of page