Como criar filhos fortes emocionalmente?


#filhosfortesemocionalmente #filhos #criarfilhos #perfilcomportamental #crençaspositivas #desenvolvimentoinfantil #paiemãe


Sei que muitos pais gostariam que seus filhos viessem com manual de instruções, mas infelizmente isso não acontece, pelo menos não da forma tão especifica que gostariam.


Contudo mesmo sem esse manual, é possível identificar a melhor forma de criar seu filho, principalmente com crenças fortes e positivas, o que garantirá que ele cresça forte emocionalmente.


E o primeiro passo para desenvolver crenças positivas é observar os comportamentos de seu filho, pois as características de perfil comportamental sempre vão aparecer, e assim você conseguirá identificar como agir com ele em determinados momentos, como na hora da bira, da socialização da criança em ambientes diferentes ou até mesmo na sala de aula.



Isso porque existem quatro grandes grupos de funções comportamentais, como diz a famosa teoria DISC:

  • Dominância,

  • Influência,

  • Estabilidade e,

  • Conformidade.


E como cada fator influencia o comportamento da criança e adulto, vamos lá, entender um pouquinho de cada quadrante.



A Dominância é o fator do controle e da assertividade, indica como o sujeito lida com adversidades e desafios. Pessoas Alto “D” são ambiciosas e competitivas. Possuem muita facilidade em delegar as coisas e por isso tendem a mandar ao invés de pedir, e como consequência desse comportamento geralmente são vistos como grosseiro e sem paciência. Mas também é um perfil que faz as coisas acontecerem, é decidido, autoconfiante e independente. Por isso se seu filho, desde pequeno, já tem muita opinião sobre as coisas e deseja que as coisas aconteçam da forma dele, provavelmente é um dominante. E não vai adiantar bater de frente com a criança, a bira só irá piorar, por isso quando isso acontecer, dê opções para seu filho (de duas a três, não mais que isso), e então, por ele achar que esta escolhendo e que esta acontecendo da forma dele, a bira não acontecerá ou passará. Isso não quer dizer que vai fazer tudo que ele quer, pelo contrário, você vai estar no controle e dar limites.


Já pessoas de alto influência são mais radiantes, amigáveis, extrovertidas, sociáveis, que tendem a ser mais positivas e abertas com outras pessoas, pois é o fator da comunicação e sociabilidade. Indica como a pessoa lida com outras pessoas e as influencia. Mas também tem seus pontos a desenvolver, pois devido gostarem de bater um papo, acabam muitas vezes falando muito mais do que ouvem, deixam alguma coisa por fazer, pois tem mais dificuldade em manter o foco, e por isso são rotulados por esquecidos/avoados. Afinal, qualquer coisa tira a atenção de um influente alto. E isso pode muitas vezes, justificar o porque seu filho conversa tanto na sala de aula; e não vai adiantar brigar, deixar de castigo ou punir de alguma forma essa criança, pois ela tem necessidade em falar, por isso é importante que além da sala de aula ela tenha um espaço para conversar em casa, com um tempo de qualidade onde a criança possa realmente se expressar e ser ouvida. Você no celular enquanto fala com ela não vai funcionar, pois o foco não está nela e é isso que ela busca quando esta falando, atenção e validação. Por isso deixe seu filho conversar com você, deixe ele expressar sua criatividade, afinal é um dos pontos fortes deste traço.


A Estabilidade é o fator da paciência, empatia e lealdade, indica como o sujeito lida com mudanças e estabelece seu ritmo. Pessoas Alto “S” são bons ouvintes, demonstrando interesse nos sentimentos dos outros, mas tem grande dificuldade de falar não, então muitas vezes se sobrecarregam. Além disso pessoa com perfil estável, muitas vezes levam mais tempo para tomar decisões, precisam se sentir realmente seguros para começar uma mudança e se essa mudança vir sem ser planejada pode paralisar por um tempo pessoas com este perfil. Por isso, é importante conhecer e respeitar cada perfil, pois por mais que você tenha um ritmo muito mais acelerado que seu filho, não vai funcionar cobrar a mesma coisa dele, pois ele precisa de tempo para decidir as coisas, ele provavelmente gosta de rotina. Então se perceber que seu filho tem esses traços, respeite o tempo dele, principalmente quando falamos do relacionamento dele com os outros, pois tendem a ser rotulados de tímidos, quando na verdade eles só precisam de mais tempo, mais reconhecer e se sentir seguro naquele espaço, e então vão conseguir se sociabilizar normalmente. Mas para isso, mãe e pai, não podem ficar afirmando o quanto aquela criança é tímida e justificando o comportamento da criança. Além disso crie e mantenha uma rotina para seu filho, isso vai ajudá-lo a se sentir mais a vontade.


E por fim o fator conformidade, que é o fator da estrutura, do detalhe e do fato, indica como o indivíduo lida com regras e procedimentos. Pessoas Alto “C” apresentam altos níveis de precisão e são relutantes em revelar informações sobre si. São pessoa sistemáticas, focadas em resultados e muito analíticas, por isso, por mais que falem pouco costumam ser muitos certeiros. Contudo, toda essa necessidade de controle podem os tornar mais inflexíveis, necessitando de provas concretas e lógicas para mudarem de ideia. E desde pequenas, são muito observadoras. Gostam de detalhes e o "porque" vai ser, é uma frase muito falada por essa criança, pois para ela é importante entender o motivo de fazer as coisas e porque as coisas acontecem e funcionam da forma que funcionam. Então responder com atenção o que estas crianças perguntam é importante, pois se estão perguntando é que algum motivo para ela tem. Pessoas com conformidade alta tendem a ser muito inteligentes e possuem facilidade em focar.


Lembrando que todos nós possuímos os quatro padrões, porém uns em grau alto e outros em baixo. E o quanto mais alto ou baixo faz toda diferença no perfil, por isso da importância de buscar saber qual o seu e de seu filho! Claro que dependendo da idade de seu filho ainda estará em formação o perfil, mas o pouco que identificar e respeitar fará toda diferença no relacionamento de vocês!


Mas no fim, o que realmente respeitar esses traços de comportamento mudam?


Quando respeita a forma do outro se comportar e pensar consegue criar e fortalecer crenças importantes de seu filho como de identidade, capacidade e merecimento. E ele tendo essas crenças fortes e positivas, conseguirá passar por qualquer desafio sem ser tão afetado emocionalmente. Pois no fundo, ele saberá quem é, assim não aceitará qualquer coisa que as pessoas falem dele, e não abalará seu emocional. Além disso, ele irá saber que é capaz de fazer tudo que desejar, que basta pôr atenção e ação. E por fim, saberá que é merecedor das coisas boas que a vida preparar para ele, e quanto mais merecedor ele se sentir, mais coisas boas a vida irá lhe proporcionar pois ele estará aberto a aceitar. Muitos adultos frágeis emocionalmente, não sabem diferenciar o que aceitam do que realmente merecem.



Por isso te convido a ser um pai e uma mãe mais observador, carinhoso e que respeita o tempo de seu filho, afinal é a atenção que dedica a ele, respeitando os interesses dele, que o tornará forte.


Não caia na tentação de por suas expectativas sobre a vida de seus filhos, eles assim como você também merecem escolher seus caminhos, por isso aproveite que pode fazer parte deste momento e guie-o para o mundo, e não para o seu ideal de mundo.


Sei que pode parecer muita informação, mas sei que tudo isso é a base de qualquer relacionamento familiar saudável, e principalmente, um "norte" indispensável para pais que se preocupam com a saúde emocional de seu filho!


Ficou com dúvida? Entre em contato comigo, vamos conversar! Se quiser ir mais a fundo, podemos realizar o mapeamento dos perfis comportamentais e , literalmente, transformar a forma que você percebe e reage aos seus relacionamentos , seja com seus pais, cônjuge, irmãos ou filhos!




Autora:


Laís Hack

Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoal, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional. Além de Analista corporal e comportamental.


E-mail: Lais_hack@hotmail.com

Instagram: @lais_hack

Facebook: @Coach.LaisHack

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.