top of page

Como criar um hábito? Você sabia que eles correspondem a 45% do seu dia?

Você também é uma dessas pessoas que esta constantemente pensando em mudar alguns hábitos para melhorar sua qualidade de vida, mas não sabe por onde começar?



Então esse texto vai te ajudar justamente a entender como se forma um hábito e o que deve fazer para mudar ou criar um novo.


Primeiro vamos entender o que é um habito: é uma maneira permanente ou frequente de comportar-se; e popularmente denominada de mania.


E como você já deve ter percebido executamos nossas "manias" de forma automática, não precisamos mais pensar e planejar aquela ação, isso porque realizamos diversas vezes o mesmo comportamento por mais de 66 dias.


Isso mesmo! Para construção de um hábito, precisamos de paciência, persistência e frequência. Pois é preciso repetí-lo por, pelo menos 66 dias! Sei que algumas pessoas trazem alguns números como 21, 24 e 27 dias, porém pesquisas mais recentes afirmam que os nossos neurônios não são capazes de assimilar de forma completa um novo comportamento neste tempo, e por isso muitas vezes, por mais que pratique essa atividade durante um mês inteiro, acaba-se abandonando o comportamento novamente.


O mais importante é você ter um motivo para querer mudar ou criar um novo hábito. Pois este é o primeiro passo na construção de novos hábitos, afinal terá que reproduzir esse novo comportamento diversas vezes e só fará se for realmente importante para você, e a recompensa por fazê-lo valer apena.


Então assim que der um significado satisfatório do porque começar a reprogramar ou construir o hábito, chegou a hora de definir sua "deixa" ou seja, o gatilho que vai fazer você construir novos comportamentos, a "deixa" pode ser um horário específico do seu dia, seu estado emocional, outras pessoas ou um local.


Por exemplo: você quer criar o hábito de andar todos os dias. A "deixa" vai ser um horário definido para realizar a atividade, ou poder combinar com amigos de irem caminhar juntos, ou ainda decidir ir andando para o trabalho por um trajeto já definido, enfim, essas "deixas" vão fazer com que desenvolva esse comportamento de forma mais fácil.


O próximo passo é efetivamente realizar o comportamento e fazer com ele faça parte de sua rotina, para então sentir a recompensa, que no início, talvez seja mais desafiador de perceber, mas usando o mesmo exemplo anterior, vai perceber que seu sono melhorou, seu humor ficará melhor e se sentirá mais disposta com a realização da atividade física constante.


E lembre-se! Você sempre está ganhando algo com a emissão de seus comportamentos, sejam eles benéficos para você ou não! Pois nosso cérebro não realiza nada se não ganhar algo positivo em troca.


Por isso, se hoje você vem emitindo algum comportamento ou hábito que não te faz bem, reflita sobre ele e descubra o que vem ganhando com isso!


Agora que sabe como criar seus hábitos coloque em prática, afinal 45% do seu dia é reflexo deles!



Agora que sabe como criar seus hábitos coloque em prática, afinal 45% do seu dia é reflexo deles!



Autora:

Laís Hack


Psicóloga e Coach de Relacionamentos Pessoal e Interpessoal, com base na teoria Integral Sistêmica e Inteligência Emocional. Além de Analista corporal e comportamental.

Instagram: @lais_hack

Facebook: @Coach.LaisHack

0 comentário
bottom of page