top of page

Desafios Físicos de um Professor! Confira as dicas para evitar e aliviar dores.


Os professores passam praticamente o dia todo em pé, escrevendo, curvando-se e agachando-se em mesas baixas e, por isso, não é surpresa que muitos apresentem dores e desconfortos no final do dia, e posteriormente, distúrbios osteomusculares.


Isso tem um grande impacto na felicidade e na produtividade de um professor, além de ter que encarar as muitas tensões e demandas que surgem na sala de aula.


Fonte: www.democratizandoosaber.blogspot.com
Fonte: www.democratizandoosaber.blogspot.com

Infelizmente, há uma grande disparidade entre a sala de aula e um escritório ou local de trabalho tradicional. Embora, com a tecnologia, você possa passar a maior parte do dia usando uma tela, também é necessário mudar o foco para tarefas em outras posturas, como agachado para que você fique no nível da criança. Para compensar isso, você precisa de uma cadeira ajustável em altura que desça mais do que o normal e ofereça um melhor nível de apoio.


Dicas e Orientações aos professores para evitar e aliviar dores:


  • Se você trabalha com crianças em idade escolar, evite sentar-se nos móveis da escola primária ou inclinar-se para atingir o nível dos olhos da criança. Em vez disso, abaixe sua própria cadeira e, se disponível, use o encosto da cadeira para manter o tronco bem apoiado e alinhado.

  • Para quem escreve no quadro constantemente é importante que a mão não ultrapasse a altura dos ombros, para não gerar sobrecarga.

  • Utilize calçados que ajudem a diminuir os impactos: chinelos e sapatilhas não têm amortecedor – tênis é a escolha ideal, além de mais confortáveis para longas jornadas de trabalho.

  • Transportar materiais de uma sala para outra pode acabar gerando desconforto nas costas. Tente ficar longe de bolsas que distribuem o peso em um ombro só e use uma mochila segura e confortável.

  • Nunca trabalhe com o notebook direto na mesa. Levante-o com um suporte para que a parte superior da tela fique na altura dos olhos. Quando usado em conjunto com um mouse e teclado separados, evita que você abaixe o pescoço, assim, não sobrecarregará a região cervical.

  • Ao trabalhar em sua mesa com o computador, certifique-se de ter ajustado sua cadeira corretamente para que ela possa dar o apoio corretamente.

  • Sempre que possível faça uso de luz natural dentro da sala de aula, com o intuito de proporcionar tanto a você como aos alunos um ambiente arejado e agradável, sempre mantendo um nível de iluminação adequado.

  • Certifique-se de fazer pequenos intervalos, mudar de postura e descansar os olhos regularmente.


Fonte: www.pt.depositphotos.com
Fonte: www.pt.depositphotos.com

Se você sofre dores ou desconfortos que afetam sua capacidade de trabalhar, é importante descobrir qual é o motivo dos mesmos. Se necessário procure ajuda de um especialista. Lembre-se de cuidar da sua saúde - corpo e mente, alimentação e praticar atividade física para que você tenha uma boa qualidade de vida.


Aproveito para parabenizar a todos os PROFESSORES pela sua nobre profissão.


Feliz Dia do Professor!



Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC


CREFITO 252660-F

0 comentário
bottom of page