Entenda porque você consegue ficar na posição em pé!



Você já observou que muitas pessoas ainda dizem que os ossos são nosso tecido de sustentação? E que é graças a ele e aos músculos que ficamos de pé?!


Mas se isso fosse uma verdade absoluta então porque o esqueleto de resina não se mantém em pé, mas o ser humano sim?


Isso deixa muito claro que não somente os ossos e os músculos são responsáveis por essa função. Na verdade existe um tecido em nosso corpo que é o verdadeiro protagonista, esse tecido se chama fáscia!

A fáscia é formada principalmente por células, fibras e substância fundamental.


Como uma teia, ela envolve todo o corpo, proporcionando suporte, espaço, hidratação, conexões, e gerando informações.


É importante entender que esta rede de tecido fascial e as fibras de colágeno irão se adaptar aos estímulos do ambiente externo, decorrentes da demanda imposta pela gravidade sobre o corpo. Para exemplificar, o ser humano ao ficar de pé, desenvolve uma densificação da fáscia lata, uma vez que ela é necessária para estabilizar o quadril durante a marcha.


Além de dar forma ao corpo, e formar um meio rico em água e proteoglicanos, a fáscia atua na mobilidade e nutrição do corpo. E ela também é nosso maior órgão sensorial em extensão. Portanto, várias formas de dor estão relacionadas à fáscia, bem como estados de humor como a depressão, síndrome do intestino irritado ou de prazer e bem-estar.


Agora que já sabemos mais sobre a fáscia e suas funções básicas, podemos entender que ela é nosso esqueleto mole, e por envelopar todo o corpo, gerar suporte e espaço, ela é a responsável por conectar todo o corpo e nos manter de pé.


E quando falamos desta estrutura em perfeito equilíbrio, conexão e organização, não podemos deixar de falar de tensegridade, que quando relacionado ao nosso corpo é melhor dizer biotensegridade. E isso vai esclarecer de uma vez por todas porque o corpo humano realmente se mantém de pé.


Mas isso vai ficar para a próxima quarta feira! E se você é arquiteto ou sabe o que significa este termo (tensegridade), compartilha aqui comigo!


Até mais!


Autora:

Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.


Referências bibliográficas:

Fáscia e Pilates Introduzindo o novo paradigma do movimento com Cássia Frade

Introdução fáscia e movimento Gláucia Adriana

Formação completa em Pilates pela Leve treinamentos

Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.