Luxação patelar e a reabilitação do joelho.

#joelho #luxaçãopatelar #luxação #reabilitaçãodejoelho #patela #dorjoelho

O joelho é uma articulação complexa e de grande execução, desempenhando um papel importante no desenvolvimento da biomecânica, tornando-se exposto a lesões traumáticas e degenerativas.


Anatomicamente é composto por fêmur, patela, fíbula, tíbia e principalmente por músculos e ligamentos e meniscos.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, a luxação é uma lesão grave, na qual ocorre deslocamento súbito, parcial ou total da patela por trauma local.


Essa patologia tem uma alta incidência nas clínicas de ortopedia, e estimasse que 25% dos diagnósticos ortopédicos são referentes a esta lesão, que acomete principalmente mulheres e atletas.



Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a fisioterapia é a ciência que diagnostica, previne e recupera disfunções dos sistemas do corpo humano, portanto, é fundamental na reabilitação. Seu papel contribui para que o indivíduo recupere a funcionalidade ao utilizar métodos terapêuticos, pois promove melhora no quadro de dor, equilíbrio da musculatura, ganho de amplitude de movimento, flexibilidade e propriocepção.


Fatores de risco:

Ø Indivíduos com idade menor que 25

Ø Apresentar patela alta

Ø Luxação relacionada ao esporte


O Método Pilates é indicado por vários especialistas também como parte da reabilitação das patologias do joelho, pois o método é essencial para promover a flexibilidade e a força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular.


Os autores concluíram que os exercícios de estabilização lombopélvica (lombar e pelve) com o fortalecimento dos músculos do abdôme, do tronco e da pelve foram capazes de diminuir a dor, aumentar a função, a força e a flexibilidade muscular em 12 semanas de tratamento, promovendo a função da articulação, trazendo estabilidade para a patela.


Não foi à toa que escolhemos o método de Joseph Pilates para aplicar e desenvolver aqui no Zentrum! Para nós, o movimento é que gera saúde! E a fisioterapia eficiente, pensa não apenas no alívio da dor, mas também nas necessidades do dia a dia atual e futuro do paciente. E a única forma de reduzir a chance do retorno da dor ou do problema, é fortalecer pensando na função do paciente.


‘’Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos’’. Joseph Pilates

Sente dores no joelho com frequência? Não espere agravar o problema! Procure um médico ou um fisioterapeuta, para diagnosticar e tratar! Afinal, para que viver com dor, se é possível viver melhor?


Conte comigo e como nossa equipe!


Autora:


Dra. Francieli Mortari da Silveira

CREFITO 250448-F


Fisioterapeuta, pós graduanda em Terapias Manuais e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar, Brusque/SC.

http://bit.ly/MandarWhatsappZentrum


Brusque, Santa Catarina   |  zentrumpilatesebemestar@gmail.com   | (47) 3350-2743  |  (47) 99925- 3479

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

2017 - Criado por Zentrum Pilates e Bem-estar.