top of page

Muito tempo sentada e ao telefone? O que a lei orienta e oque fazer para manter a saúde?


O mercado de trabalho vem mudando muito no decorrer dos anos. Cada vez fica mais comum a comunicação via meios de telefonia e internet. Não importa mais onde a pessoa está, mas sim o que ela precisa e como quem está do outro lado da linha pode ajudar.


Por isso, a profissão de operador de telemarketing se faz cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Grandes investimentos das empresas do ramo, geram uma quantidade significativa de vagas de emprego nessa área todos os anos.


Com o aumento da demanda por este tipo de serviço, a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) desenvolveu em seu Anexo II uma série de requisitos que as organizações devem cumprir para garantir a saúde física e mental dos colaboradores, provando que é possível que os operadores de telemarketing desenvolvam suas funções de forma saudável e produtiva.


Dentre os principais tópicos do Anexo II da NR 17, estão os seguintes:


· Mobiliário do Posto de Trabalho:

Os móveis que estão à disposição do trabalhador devem ser adequados para que o mesmo tenha uma postura aceitável, apoio para os pés, apoio para os braços, cadeira estofada e com altura regulável, dentre outros aspectos mobiliários.


· Condições Ambientais do Trabalho:

No que diz respeito às condições ambientais do trabalho, fatores como a temperatura do local das atividades e o nível de ruído devem ser levados em consideração. O índice de temperatura do local deve estar entre 20 e 23 graus, e o trabalhador não pode ser exposto a um ruído maior do que 60 decibéis, além de que o posto de trabalho deve ser adaptado para não proporcionar a propagação do ruído acima de 65 decibéis.


· Organização do Trabalho e Capacitação dos Funcionários:

Nesta atividade, os colaboradores não podem trabalhar mais do que seis horas diárias e possuem direito a repouso aos domingos e feriados, com exceção de empresas autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Durante a jornada de trabalho, o colaborador possui direito a duas pausas de dez minutos cada, sendo que as mesmas deverão ser concedidas fora do posto de trabalho, além de um intervalo para alimentação de 20 minutos. Vale ressaltar que as pausas não causam prejuízos na remuneração do funcionário.



Ao serem contratados, os colaboradores devem passar por uma capacitação de quatro horas, além de uma reciclagem a cada seis meses. Nestas capacitações devem ser expostas noções sobre fatores de risco na atividade de operador de telemarketing, de forma a prever a minimização dos mesmos.


Estes foram alguns dos principais tópicos do Anexo II da NR 17, os quais reforçam que é possível que o grande número de pessoas que trabalham na função de operadores de telemarketing podem exercer suas atividades de forma segura na parte física e mental.


É importante ressaltar, também, que cuidados com a saúde física e mental não podem ser observadas apenas pelas empresas. Pessoas que trabalham com atividades com alto grau de exposição, como é o caso dos operadores de telemarketing, precisam estar atentos ao que seu corpo diz, e ao que sua mente sente.


Tirar alguns momentos da sua semana para atividades físicas, lazer e relaxamento, fazem total diferença, não apenas na produtividade profissional, mas na serenidade da vida pessoal e afetiva, assim como nos resultados em saúde de forma geral.


Dores e doenças posturais e emocionais, podem ser prevenidas e ou tratadas sem, necessariamente, estarem em estágios avançados. Assim evitamos cirurgias e medicações.


Dores e doenças posturais e emocionais, podem ser prevenidas e ou tratadas sem, necessariamente, estarem em estágios avançados. Assim evitamos cirurgias e medicações.


Procure se informar, conhecer e experimentar coisas novas! Seu único risco é gostar e fazer um futuro diferente e longe do sedentarismo e das lamentações!



Ficou curioso? Posso te ajudar!


Deixe sua pergunta ou se puder, venha fazer uma aula de Pilates na metodologia Zentrum comigo! Garanto que vai se surpreender com o quanto você pode fortalecer e alinhar seu corpo ao mesmo tempo que se entrega a um momento de autoconhecimento e relaxamento profundo!


Corpo e mente conectados para gerar saúde e bem-estar!


Autora:


Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F


Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC




0 comentário
bottom of page