top of page

Nosso corpo é incrível! Entenda mais sobre a Biotensigridade!

A biotensegridade não é somente a explicação para que o esqueleto fique em pé, para que nosso corpo seja uma estrutura estável e dinâmica, e que mantém nossa postura e movimentos.


Ela é responsável pela mecanotransdução das nossas 70 trilhões de células. As mecanotransduções e/ou mecanossensações são a consciência sobre as forças que influenciam o crescimento, morfologia ou morte das células e estas informam todo o sistema, como tecidos e órgãos.


Há muitos anos, foi proposto um modelo de tensegridade celular para explicar como as células respondem e se adaptam a essas forças e como as conexões entre si permite uma resposta coordenada para todo o tecido.



Microfilamento (tensão)

e

Microtubulos (compressão)

Fonte: Ingber, DE





O que ocorre são oscilações harmônicas que permitem uma resposta de comportamento físico que amplia a percepção desses pequenos estímulos (perturbações) para partes remotas devido às correlações de longo alcance.


E para que aconteça a percepção de posturas e movimentos, os receptores têm que estar localizados nos elementos tensionais do sistema musculoesquelético. Ou seja, estão localizados ao longo desta rede continua de tensão e tecido conectivo, conhecido como fáscia.


Esses mecanorrecptores imersos na fáscia capturam os padrões da distribuição de tensão que podem ser gerados por deformações locais ou globais e transformam no movimento e postura.


Assim como a teia de aranha, que possui em sua estrutura a captura de padrões globais de distribuições de tensão e suas transformações.

As partes e o todo são autointegrados por um meio que é fornecido pela organização em tensegridade.



Esta integração parece depender do meio que permite a transmissão de forças por toda estrutura e as propriedades desse meio são importantes para a percepção.


E é sobre isso que vamos falar na próxima semana. Te espero e até lá!


Referências: Sérgio Fonseca




Autora:

Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.


0 comentário
bottom of page