top of page

Pilates contra o Stress. Como funciona?

O Pilates pode nos ensinar a respeitar nosso corpo de uma forma muito profunda, só depende de como ele é aplicado, pois se temos uma cadeira e ela é usada como cabide, ela entrega benefícios diferentes do original.




Aqui no Zentrum, usamos o método Pilates, focando no trabalho dentro da amplitude de movimento, aumentando gradualmente sua força e flexibilidade. O interessante é que uma vez que nos tornamos confiantes no que estamos fazendo, encontramos força e motivação para avançar e evoluir, então nosso papel como instrutora é gerar sempre mais confiança nos nossos alunos. No entanto, cada progresso não é impulsionado pela comparação com outra pessoa, mas sim, pela definição dos padrões e prioridades pessoais de cada um.


Quando aprendemos a respeitar nosso corpo dessa maneira, também aprendemos a fazer o mesmo em nossas vidas. Começamos a viver de acordo com nossas prioridades e desejos.


Além disso, a forma que aplicamos o Pilates, permite que você concentre sua atenção no seu corpo. Quer você queira ou não, você deve limpar sua mente de qualquer distração se estiver executando os exercícios de Pilates. Assim, ele permite que você colha todos os benefícios da meditação sem ficar parado e sentindo que está “perdendo tempo”.


Fonte: www.manteigaderretida.com
Fonte: www.manteigaderretida.com

Afinal, você pode obter benefícios de atenção plena, apenas, se estiver confortável com o que está fazendo. Alguns desfrutam da tranquilidade de uma meditação tradicional, enquanto outros obtêm melhores resultados de um movimento consciente que limpa a mente enquanto exercita o corpo.




Pilates Zentrum e o Stress alivia a tensão do estresse em nosso corpo

Quando confrontados com uma situação estressante – como quase entrar em um acidente de carro ou medo de falar em público –, nosso corpo libera uma onda de hormônios do estresse para preparar o corpo para enfrentar essa situação.


A atividade física deve metabolizar o acúmulo de hormônios do estresse, mas, em vez disso, muitas pessoas tendem a manter tudo dentro e trabalhar o seu caminho através dele. O resultado? Os hormônios do estresse se instalam em nosso corpo, causando hipertensão, espasmos musculares e dor. Então, precisamos metabolizar e deixar sair o estresse, reconhecendo e trabalhando outras sensações para geração de bem-estar.



Fonte: www.blogpilates.com.br
Fonte: www.blogpilates.com.br

O Pilates pode aliviar a tensão acumulada nos músculos através de alongamentos e condicionamento gradual. Os exercícios permitem metabolizar hormônios do estresse acumulados nos músculos, e as técnicas de liberação fascial ajudam a relaxar os músculos tensos que não respondem ao alongamento passivo. Quando você tira o estresse do corpo, também o tira da mente.



Pilates Zentrum e as emoções

Nossas emoções e a respiração estão intimamente ligadas. Estudos recentes mostraram que diferentes estados emocionais estão associados a padrões respiratórios distintos. Pense em como sua respiração muda quando você enfrenta algo assustador, em vez de algo agradável.


A respiração é um dos princípios fundamentais do Pilates.

Aprender a controlar a respiração é provavelmente um dos maiores benefícios do Pilates, as técnicas que você aprende em uma aula também podem ser usadas em diferentes situações da vida para acalmar sua mente ou passar por uma situação estressante.


O MOVIMENTO CONSCIENTE ajuda a liberar a tensão emocional

A prática de Pilates de uma forma concentrada, fluida e estimulada, permite que você libere seus músculos e obtenha controle dos músculos do núcleo profundo que tendem a estar intimamente conectados à sua bagagem emocional. Quando você libera músculos que retêm sua tensão emocional, também libera a bagagem emocional que carrega por quem sabe há quanto tempo.


É como sempre falamos e agimos por aqui:


Corpo e Mente estão conectados! Não adianta trabalhar um e negligenciar o outro. Não basta buscar apenas o equilíbrio, porque eles se correlacionam diretamente. Então precisam ser trabalhados CONSCIENTEMENTE juntos! Isso sim, vai gerar saúde de verdade, porque saúde é corpo forte e sem dores e uma mente leve e produtiva! Quando um deles não ocorre, o outro sente e tende a oferecer recursos de ajuda e também iniciar sofrimento.


Pense nisso! Evolua sua forma de ver e viver a vida!


Autora:

Dra. Jaíne Madruga da Silva

CREFITO 252660-F

Fisioterapeuta, pós graduada em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia, e Instrutora de Pilates no Zentrum Pilates e Bem-estar / Brusque - SC

0 comentário
bottom of page