top of page

Sua saúde geral tem influência da Fáscia! Entenda porque!

Na ultima semana falamos da fáscia saudável. Como saber se ela está bem e o que podemos fazer para que ela se torne ou se mantenha com saúde.


Fonte: www.tudobemexplicado.pt
Fonte: www.tudobemexplicado.pt

Entendemos que ela é rica em água, e que essa água não pode ficar parada para não deixá-la muito rígida ou muito viscosa. E que para isso, precisamos de movimentos, com qualidades especificas.


Então, hoje vou te falar porque é importante a fluidez nesse tecido e sobre a nutrição do nosso corpo.


Quando nos alimentamos bem, cultivamos uma vida com exercícios e de bem-estar. Estamos pensando na saúde do corpo, mais especificamente na saúde das células.

Porém, os vasos que levam esses nutrientes, não estão conectados diretamente com as células. Os nutrientes dos vasos têm que passar pela membrana e chegar no meio intersticial, que é rico em água, e através da integrina, chegar até o núcleo celular, onde gerará um estímulo (função/ação/ativação) do gene.


Isso significa que, se essa água estiver mais rígida, menos fluida, difícil de deslizar, esses nutrientes terão dificuldades de passar e chegar até o núcleo. Ou seja, quando este meio não estiver saudável, os nutrientes não chegarão da forma correta, o que prejudicará a saúde da célula e consequentemente prejudicará a saúde dos tecidos (musculares viscerais...). Podendo gerar algumas doenças e uma cascata de problemas.


Com isso, concluímos que, mais importante que nosso gene (correspondente apenas por 10%) é o meio e o ambiente onde está essa célula.



Portanto, cuidando melhor desse ambiente, melhorará a saúde da célula e sua função. Consequentemente, melhora da saúde de todo o seu corpo.

Viu como cuidar da fáscia é importante?!


Mantenha-se sempre em movimento! O movimento adequado e específico para a fáscia, sempre manterá seu corpo muito fluído, e assim todos os sistemas trabalharão em alta performance.


Até hoje só falamos da saúde do nosso corpo em relação à fáscia, mas assim como no Zentrum, a fáscia trabalha/influencia também muitos aspectos mentais e emocionais, e vou falar um pouco sobre isso na semana que vem!


Aguardo vocês!



Autora:


Dra. Laiane de Oliveira Severino


CREFITO 218515 - F


Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.

0 comentário
bottom of page