top of page

Suas emoções influenciam seus movimentos e vice-versa! Entenda porque.


A dor é um assunto complexo que envolve fatores humorais, estruturas dos nervos periféricos e centros altos do encéfalo, como o núcleo talâmico. (Schleip, 2020).


Resumidamente, no tecido fascial se encontra a substância "P" e peptídeo relacionado ao gene da calcitonina que são mediadores humorais, responsáveis por levar a informação de inflamação e dor ao cérebro.



Neste tecido são encontrados também terminações nervosas que informam sobre a dor, estes são chamados de nociceptores.


Os nociceptores tem ligação com o sistema nervoso autônomo, que é o responsável pelos movimentos involuntários do corpo. Sendo dividido em dois, o sistema nervoso simpático e o parassimpático.


O sistema simpático é conhecido por desencadear reações de ataque ou fuga, ou seja, é mais ativo em situações de estresse.

Já o sistema parassimpático é o oposto, trás as sensações de relaxamento.


A irritação e o acoplamento das fibras simpáticas é um dos mecanismos para o desenvolvimento da dor crônica. (Schleip, 2020).

No núcleo talâmico, tem fatores importantes como a dor e as emoções, que influenciam a coordenação dos nossos movimentos.


Acredita-se que a emoção seja gerada por um fluxo circular de impulsos elétrico, ao longo de uma série de estruturas anatômicas do encéfalo, conhecida como sistema límbico. Este intefere em especial no núcleo talâmico. E , desse modo, explica a razão pela qual o estado emocional pode influenciar os movimentos e vice-versa. (Schleip, 2020)



Conclusão que me faz acreditar que as dores também podem influenciar no movimento e vice-versa.





Neste contexto, entendemos a importância da prática regular de atividade física. Pois irá melhorar o aprendizado, diminuirá a chance de demência e prolongará a expectativa de vida. Além de produzir dopamina e serotonina, que são hormônios do prazer e bem estar que ajudam na regulação do apetite, sono, humor entre outros, mas com destaque para a regulação da sensibilidade à dor.


Por isso que reconhecer as emoções, e como elas estão sendo expressadas no nosso corpo são fundamentais para recuperação e manutenção de boa saúde.


E assim, sigo nessa busca incansável por novos conhecimentos, novas formas de aplicar meu aprendizado e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto em âmbito físico quanto mental e emocional.


Portanto, é com muito orgulho, que digo que nossa equipe aqui do Zentrum, com certeza, é formada de promotores de movimento e de felicidade!



Autora:

Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.


Bibliografia:

Schleip, Robert; 2020

0 comentário
bottom of page