top of page

Dor, Rigidez e Encurtamento? Atenção à saúde da sua Fáscia!

Semana passada começamos a falar sobre os profissionais que trabalham com uma abordagem no tecido fascial, principalmente quando o mesmo não está saudável, ou ainda para manter a saúde da fáscia.


Esse tecido por ser composto de elastina, colágeno e muita água, é ricamente hidratado, permitindo o deslizamento entre os músculos e as estruturas do corpo, como ossos, vísceras, células, etc.


Consideramos uma fáscia saudável, quando ela é capaz de realizar suas funções, de plasticidade, elasticidade, transmissão de forças e conservação de energia.

Contudo, quando ela se resseca, surgem dores, rigidez e encurtamentos.

Por isso o movimento é fundamental para preservar a saúde deste tecido. Só o movimento é capaz de permitir que a fáscia esteja sempre saudável.


Eu gosto muito de falar de uma forma muito simples para os alunos, para imaginarem que a fáscia é como uma esponja. Imagina que você encharca uma esponja com água e detergente e deixa ela ali, parada por muito tempo. Quando você mexer nessa esponja novamente, ela estará viscosa. Para limpá-la, só com muita água e torção, não é assim?


A mesma coisa é nossa fáscia! Ela, quando desidratada, se torna mais rígida e viscosa, dificultando os movimentos e por vezes gerando dores. Para melhorar sua saúde, somente com muita hidratação e movimento. Mas não são quaisquer movimentos, precisam ser movimentos com aspectos específicos.


E é por isso que venho estudando muito sobre isso ultimamente. E assim continuo aprimorando a metodologia do Zentrum na aplicação do método Pilates. Possibilitando assim, trazer saúde novamente a este tecido tão importante chamado FÁSCIA!


Para saber se sua fáscia está saudável o mais importante é despertar para o seu corpo.

Observar, sentir, experimentar.

Observar como está seu corpo, sua pele, seu movimento. Sentir seu movimento, como seu corpo está. O corpo fala!


Se por acaso você sente dores, sente que está mais rígido, ou até mesmo que está perdendo habilidade e agilidade para fazer suas tarefas do dia-a-dia.


E experimente! Experimente novos movimentos, novas direções, novos ritmos. De preferência, com profissionais capacitados para isso, que poderão te orientar quais exercícios são esses.


Permita-se ser livre, como uma criança. Um movimento livre, uma mente livre, uma alma livre!

Liberte-se e sentirás os resultados na sua fáscia!

Quer saber mais sobre esse assunto tão incrível? Deixe sua pergunta, ficarei feliz em responder!



Autora:


Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F

Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.

0 comentário
bottom of page