top of page

O que sua Cicatriz Cirúrgica tem haver com suas Dores e Desconfortos?



Em nossos atendimentos no Zentrum, depois de apresentamos e falarmos sobre nossa metodologia, costumamos explicar alguns conceitos de fáscia, que inclusive, já foram apresentados aqui no blog, e uma pergunta comum é: "Você tem alguma cicatriz no seu corpo?"

Por várias vezes, já vi no rosto de quem estou atendendo, uma reação de: "Ahn?! Para que ela quer saber sobre minhas cicatrizes? Porque isso teria relação com meus desconfortos, dores ou padrões?!”


Com base em tudo que já falei sobre fáscia aqui no blog (e se você ainda não leu, sugiro que leia os textos anteriores e descubra um pouquinho sobre este tecido fascinante), você deve lembrar que esse tecido envelopa e conecta tudo, todos os órgãos, ossos e músculos, como uma roupa sem costuras e que esta rede nos sustenta através da (bio)tensegridade.


Por pensar assim, nessa roupa sem interrupções e sem cortes, e num organismo que se conecta e que se influencia em todas as partes, é que falamos que o corte da cirurgia é um rompimento desta roupa, e que o processo de "fechamento", de cicatrização deste corte, vai influenciar toda uma rede, devido ao nosso sistema de (bio)tensegridade.

Podendo gerar um campo de interferência para a transmissão de forças em nosso corpo, e isso ser a causa de algumas dores.

Porém, isso não pode ser considerado como regra, nem toda cicatriz vai influenciar negativamente em nosso corpo. Por isso a importância de uma avaliação bem detalhada e rica de informações.



Pois, uma dor na coluna lombar pode ser sim, causada por uma cicatriz da Cesária, mas pode também estar sendo influenciada por alguma alteração visceral, um estresse emocional, deficiência em mecanismos de estabilização, entre outros fatores.


Lembre-se desta conexão do corpo, e de uma conexão não só nas estruturas anatômicas, mas também em uma conexão de corpo e mente!

Nem todas as dores vêm de mecanismos puramente físicos, observem como está a sua mente, seus pensamentos. Talvez o tratamento das suas dores, pode começar por aí.


Estou feliz em compartilhar isso com vocês, espero poder ter tirado algumas dúvidas ou instigado algum pensamento e/ou curiosidade em vocês. Deixe suas dúvidas e/ou suas experiências aqui para mim ! Ficarei muito feliz em participar, e se possível, contribuir!


Gratidão sempre!



Autora:


Dra. Laiane de Oliveira Severino

CREFITO 218515 - F


Fisioterapeuta pela PUC/PR, Especialista em Performance Interna, com formação em Pilates pela maior escola do Brasil, e vários outros cursos com enfases e especializações distintas dentro do Pilates e fáscia.

0 comentário
bottom of page